O GÊNIO, O HOMEM, O BURRO...
Discutíamos, dia desses, a respeito do perigo de uma guerra entre Coréia do Norte e Coréia do Sul e o que isso dará margem. Certamente, os Estados Unidos da América, a exemplo do que aconteceu no Iraque, Afeganistão, Israel, Vietnã, etc., mandará suas tropas apoiando a Coréia do Sul e, quem sabe, a Rússia, de outro, defendendo a Coréia do Norte e aí, ninguém sabe o que poderá acontecer.
A conversa ia acalorada, condenando os presidentes dos EUA, que agem como se fossem os antigos imperadores romanos e se consideram donos do mundo, com obrigação de se envolver em qualquer conflito regional que surja, seja onde seja, quando um dos discutidores contou o seguinte:
- Um Gênio, cansado de habitar o Espaço, resolveu fixar residência no planeta Terra, e nele passou um dia. Desceu em uma planície, por onde passava um lenhador puxando o seu burro pelo cabresto. Pediu que parassem, a fim de recolher informações sobre o mundo em que viviam.
- Qual foi de vocês, indagou o Gênio, neste planeta, que inventou a guerra?
O burro, indicando o homem com o focinho:
- Foi ele, senhor.
- Qual é, dos dois, o que ajuda o outro?
- É ele, senhor, respondeu o homem.
- Qual foi o que conduziu Jesus o Cristo de Deus ao Egito, vencendo léguas de deserto?
- Foi ele, senhor, retrucou o homem.
- Qual foi o que perseguiu Jesus infante, e o quis degolar?
- Foi ele senhor, indicou o burro.
- Qual o que o levou, de novo, a Jerusalém, para pregar a Palavra Divina?
Responde o homem:
- Foi ele, senhor.
- Qual o que o injuriou, e o crucificou?
O burro:
- Foi ele, senhor.
- Qual o que se alimenta com a relva do chão, e não pede a Deus senão por isso?
- É ele, senhor, disse o homem.
- Qual o que mata os outros animais para lhes tirar a pele, e enfeitar-se com ela?
- É ele, senhor, informa o burro.
- Qual o que se embriaga?
O burro responde, rápido:
- É ele, senhor.
- Qual o que puxa o arado?
- É ele, senhor, informa o homem.
- Qual o que tem a boca cheia de pragas e blasfêmias contra Deus?
- É ele, senhor, aponta o homem, novamente o burro.
- Qual o que perfura a terra em busca do ouro que Deus enterrou?
O burro:
- É ele, senhor.
- Pergunta o Gênio:
- Qual o que incendeia as florestas, destruindo as forças vivas da Natureza?
O burro responde:
- É ele, senhor.
- Qual o que explora e rouba os seus semelhantes, dividindo-os em ricos, que esbanjam alimento, e em pobres que morrem de fome?
O burro diz:
- Com certeza, é ele, senhor, indicando o homem.
- Qual o que escraviza os seus irmãos, atirando-os, nos campos de batalha, uns contra os outros?
- Sou eu, senhor, responde o homem.
- Qual o que tem existência mais simples, e na conformidade
das leis da Natureza?
- Sou eu, redargue o burro.
- Qual, por ter vida honrada e pura é Rei da Criação, e se considera, na Terra, a imagem de Deus?
Olha para o burro:
- És tu, não é verdade?
O burro, espantado, responde:
- Não! É ele, senhor...
A essas palavras, o Gênio alçou vôo e foi habitar outro planeta...
À ocasião, quase todos assimilaram a mensagem e quedaram-se, cada um a seu turno, a pensar, a pensar...