Sobre segurança.

Sempre gostei de assistir palestras sobre os mais variados temas. Geralmente tenho agradáveis surpresas com os palestrantes. Aprendo com eles a maravilhosa arte de falar em público. Encanta-me saber que eles dedicaram seu tempo em estudo e preparação para vir e nos passar seu conhecimento. São certamente dignos de palmas aqueles que se empenham em fazer o melhor.

E foi com este espírito que fui assistir a uma palestra sobre prevenção de acidentes.

Com uma descrição bem humorada e interessante sobre a vida desde o útero ao túmulo e seus aspectos de segurança, o Tenente Coronel Milton Aparecido dos Santos proferiu uma excelente palestra sobre prevenção de incêndio, no local onde trabalho (Não falarei que empresa é para não dar muita bandeira).

O Tenente Coronel lembra que não vivemos sem fogo, mas precisamos de cuidados para utilizar esse fogo.

Santos aponta que toda nossa trajetória de vida deve ser regida por segurança e que necessitamos de planejamento e conhecimento para fazer esta segurança.

Agora algumas valiosas dicas de segurança sugeridas pelo coronel:

Quando passar por uma tomada coloque a mão para saber se ela está quente demais, prevendo assim um possível acidente;

Nas rotas de fuga não pode haver nenhum objeto que dificulte a passagem;

Recomenda leituras do decreto federal 3214NR 23, decreto estadual N° 46076 e Municipal: Código de Obras;

Não entre em nenhum lugar onde não saiba como sair;

e finalmente:

Para ter segurança, precisamos ter vida efetiva, preservá-la e cuidar da segurança em volta.