Praticidade

Quando muito pequena eu achava interessante atravessar uma rua em diagonal, pois não saía do rumo certo enquanto trocava de calçada.

Numa das raras vezes que saí com meu irmão mais velho vinha um carro no momento em que atravessamos. Meu irmão me puxou pela mão para que chegássemos até a outra calçada mais rapidamente. Uma vez lá, parou e disse, curto e rápido: uma perpendicular é a linha mais curta entre duas paralelas. Foi a lição de geometria mais prática que aprendi e nunca mais esqueci, apesar de meus sete anos na ocasião. Apontou para o percurso reto que nos livrou do carro e disse: perpendicular. Apontou para o percurso que eu pretendia, e começara a fazer, e esclareceu: diagonal.

Esse meu irmão tinha na época apenas dezoito anos e a praticidade e boa vontade mais didática me deixa pensativa até hoje.

Ouço mães fazendo sermões para crianças que de tão compridos no final elas, as mães, estão falando sozinhas e nem notam.

Meu irmão, que hoje me acompanha de outro plano, provavelmente está sorrindo de minha lembrança.

Dizer em poucas palavras o muito que se quer transmitir é uma arte. Por esse motivo admiro tanto as escritoras minimalistas deste Recanto.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 08/12/2010
Código do texto: T2661051