Os que não gostam de Natal

É uma época singular do ano.O imperativo geral é o sorriso:um sorriso satisfeito,de quem acabou xde comer uma abundante refeição,até um pouco excessiva.Um sorriso de Papai Noel,obeso,de bochechas ruborizadas,a figura acabada da plenitude.

Nos outdoors,pessoas comprando também em abundância.Famílias inteiras carregam sacolas em Shopping Centers.Todos estão satisfeitos ,lembrando também um sentimento de quem acaba de comer uma gorda feijoada.

Estamos assim satisfeitos?Pagamos sofridamente prestações sem fim,do cartão de crédito,do carro que nunca chega a ser nosso,do aliuguel,da escola dos filhos,do plano de saúde,da previdência privada,do PC,do MPx,do Ipod,das multas de trânsito.

Alguém lembra do que se festeja no Natal?É uma situação de abundância,de esbórnia,de comer até vomitar como os imperadores romanos,de velhinhos gordinhos com roupas de neve carregando sacos cheios de brinquedos para crianças loiras em lares bem aquecidos por lareiras?

O Natal é uma festa onde se festeja o nascimento de um deus.Muito antes do cristianismo,váris religiões consagraram um dia para festejar o nascimento de seus deuses.No caso do cristianismo,de um deus que nasce em pleno desamparo,filho de pais errantes que procuravam um abrigo para pernoitar,numa grande cidade onde convergiam milhares de pessoas de múltiplas etnias.No estábulo onde pernoitaram nasce o deus,que trinta anos depois vai levar às últimas consequências sua crença num mundo de vtriunfo da vida,de vida abundante para todos,incluindo os errantes,os diferentes,os nômades,os marginalizados.Que na defesa de suas esperanças vai ser morto e destroçado pelo poder da força cega,como Orfeu,Dioniso,Osiris,Ganesha.

Abundância,sim.Mas não da felicidade obesa e hipócrita daqueles que vivem da vida e do sangue dos outros,que vivem de seduzir quem já não tem nada para que afunde em mais dívidas,de vender aquilo que não vão entregar,como o sentimento de poder,o prazer de estar vivo,a paz junto a quem se ama,felicidade gordurosa de banqueiros,chefetes,pequenos ditadores,moralistas hipócritas que fazem o "bem"às crianças que ajudam a excluir para sempre xde uma vida decente e plena.

Abundância do Natal,plenitude do Nascimento:transbordar não do prato de sobras,mas da força da esperança,da força da afirmação da vida improvável e indestrutível,como a de um deus que nasce e floresce em um estábulo.

odysseus
Enviado por odysseus em 08/12/2010
Código do texto: T2660471