AFINAL, ONDE FICA O RAIO QUE O PARTA?
O Raio que o Parta
Mais de 2/3 da minha cabeça estariam livres
Prá pensar em outra coisa
Se não fosse você a infernizar a paciência
Vá pro diabo que te carregue
Tenho um monte de coisas pra conquistar
E não quero te ver por perto
Vá pro raio que o parta
Vá pro diabo que te carregue
Pro diabo que te carregue
Vá pro raio que o parta
(Superguidis banda gaúcha)
Quando criança meus pais me chamavam de "por quê?", e o motivo é óbvio. Nunca me contentei em simplesmente aceitar as coisas prontas. De tudo e sobre tudo eu queria uma explicação. Não é à toa que fiz faculdade de História. Existem mais "por quês" do que nessa área? Curiosa como sou, até para a fé eu busquei explicação... E só sosseguei quando encontrei uma explicação racional, porque dogmas e mistérios nunca me convenceram.
Tem uma expressão popular, e não muito bonita, que certas pessoas usam quando estão bravas ou saturadas de alguém. É o jargão "Vai pro raio que o parta". Pois bem, resolvi pesquisar origens, definição... E, frustração! Não encontrei explicação! Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Eu nunca conferi... Mas, então, como vamos saber onde fica esse tal de "raio que o parta"? Alguém já te mandou para lá?
Pois bem, sem uma explicação lógica (porque científica não deve haver... rsrsr), resolvi dar uma olhada no Yahoo, pois ali tem de tudo e com uma boa dose de humor. Lá diziam, entre outras coisas:
- "Quando dizemos a uma pessoa "vá para o raio que o parta", estamos desejando, carinhosamente, que um raio caia na cabeça dela. Como isso é quase impossível, deve ser um modo de mandar a pqp, gentilmente".
- "Acho que esse lugar existe, porque já estamos vivendo nele, (o próprio planeta). Portanto nunca mande alguém para o "raio que o parta", deixe-o aqui mesmo!".
- "Se quiser encontrar o "raio que o parta", sobe na laje da sua casa, quando estiver relampejando muito, e segura uma vara de ferro de uns 5 metros, balançando para um lado e para o outro!"
- "Quando alguém te mandar para o "raio que o parta", não está querendo que encontres o raio e sim, o inverso. É alguém que te deseja o pior".
- "Significa mandar uma pessoa para um lugar distante".
E não é que, no final, quase cheguei perto do "raio que o parta"? Parece que acidentes com raios são mais frequentes do que se imagina. A Amazônia, por exemplo, chuvosa e com vegetação exuberante, é palco constante de raios, inclusive com vítimas fatais. Talvez o "raio que o parta" fique mais perto do que se imagina. Bem, mas isso eu deixo a cargo da Angela Gurgel, do Jerson Brito, da Cellyme e outros recantistas que vivem nessa bela Região do País...