ESTRELAS PARA BEATRIZ !

 

     Quando nos vimos pela primeira vez, mal pude disfarçar um nó na garganta e meio sem jeito enxuguei uma pequena lágrima que teimava em escorregar dos meus olhos. Ainda bem que ninguém viu. Também, todos estavam olhando para você!

     Pequenina, frágil, mas com uma luz intensa que irradiava do seu olhar e que tocava bem fundo nos nossos corações. A mim pareceu que você me recebia com um largo sorriso.

     Mas os outros, invejosos certamente, disseram que era choro e que eu tinha te assustado. Tive medo de tomá-la nos meus braços e te dar um forte abraço. Pensei com meus botões que talvez não resistisse e começasse a chorar.

     Diz certa lenda familiar, naturalmente exagerada, que sou frio e calculista. Não é só exagero, é maldade pensar dessa forma. Eu me emociono, às vezes choro e me considero uma pessoa sensível.

     O que acontece é que tanta gente já se acostumou com meu jeito de ser, com minha maneira calma e impassível de enfrentar as situações que , na verdade, não conseguem ver como realmente sou por trás da armadura e da blindagem que sempre utilizo.

     Lembro-me das suas primeiras palavras, da primeira vez que me chamou de vovô, quem sabe , com a intenção de iniciar uma conversa tipo, uma bela prosa de amigos. Sim, porque sempre fiz questão que me visse como amigo. Não sei se como dos melhores amigos , mas certamente, o amigo que mais te ama.

     Acompanhei seus primeiros passos e sempre procurei te transmitir firmeza, segurança e confiança. A cada tropeço , a cada pequena queda eu te levantava, segurava firme nas suas mãos e mentalmente eu te dizia: “Vai ! Continue! Você consegue ! Você é forte !”

     N a sua primeira festa de aniversário você já dava seus primeiros passos. Estava linda! Uma verdadeira princesa. Naquela noite eu queria dançar com você. Te abraçar e no seu pequeno ouvido contar historinhas de fadas e duendes , mas não foi possível.

     Eram tantos amiguinhos ao seu redor ! E depois aqueles docinhos, aquele bolo, aquelas brincadeiras....

     Você cresceu e colocou uniforme escolar, fez novas amizades, ficou ainda mais bonita, deixou de trocar o “r” pelo “l”. Aprendeu a andar de bicicleta. Aliás, quem te ensinou a andar de bicicleta fui eu, você se lembra ?

     Ganhou celular, aprendeu a ligar o computador , enviar e receber mensagens. Uma jovem princesa que desabrocha e se prepara para se transformar numa rainha. E ainda somos amigos ! Continuamos cada vez mais amigos !

     Às vezes você me conta seus pequenos segredinhos, pois  sabe  que  pode   confiar em mim. Noutro dia você me deixou muito feliz e ainda bem que não percebeu aquele nó na garganta e uma lágrima solitária que escorria na minha face.

      E sabe porquê ? Você me chamou de vovôzinho querido ! Ah, minha querida ! Como estas palavras me deixaram feliz !

     Você está se transformando numa bela mocinha e hoje, aos dez anos de idade não lembra nem de longe aquele bebezinho adorável, que quando me via abria aquele sorrizinho lindo, sem nenhum dente, mas que nem por isso deixava de ser lindo.

     Me lembro da sua ansiedade quando percebeu que um dos seus dentinhos estava balançando na sua boca, pois foi exatamente assim que você me disse com os olhos bem arregalados: “...que seu dentinho estava balançando na sua boca....”.

     Não me lembro exatamente o que te respondi mas tenho certeza de que foi algo que te deixou confiante, pois em seguida você deu uma risada e foi para o seu quarto continuar sua bagunçinha. E por falar em bagunçinha, durante muito tempo conservei nas paredes da minha sala as marcas da sua mãozinha.

     Infelizmente não fotografei mas esteja certa de que, nas minhas lembranças essas marquinhas jamais serão esquecidas.

     Pouca gente sabe, mas conservo muito bem guardados todos os rabiscos e desenhos que você fez para mim. Alguns são muito engraçados e um deles, é realmente inesquecível pois você desenhou meu rosto com alguma coisa que é preciso ter muito boa vontade para lembrar que são meus óculos. Ficou engraçado sim, mas nem por isso deixo de guardar com o maior carinho.

     Eu ainda gostaria de te dizer muitas coisas , mas já pensou se me dá de novo aquele nó na garganta ?

     Tenho pensado seriamente em te dar um presente. Não um presente qualquer, mas gostaria de te dar alguma coisa que você pudesse guardar para sempre.

     Afinal de contas, vai chegar o dia em que terei que partir para outro plano e com esse presente, minha esperança é de que você não me esqueça. Pensei em diamantes. Você os merece, claro, afinal é uma princesa !

     Mas é uma pena, não tenho dinheiro para comprar os diamantes que gostaria de te presentear.   Então,   pensei em te dar as estrelas. Todas que você quiser. Serão suas para sempre e cada vez que você olhar para uma delas verá o brilho dos meus olhos.

     Se prestar também a atenção vai ouvir minha voz , de onde eu estiver, dizendo bem perto dos seus ouvidos.....”Eu te amo, Beatriz.......minha neta querida..........”

 

                             *************

 

.....este texto foi originalmente publicado no Recanto das Letras em 24/06/2008.....




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/12/2010
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T2658693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.