Poesia Pura publica poeta pequeno

Parece a língua do P...

Poesia Pura é um fórum poético que reúne poetas de 26 países, da América à Europa, que se expressam em língua espanhola. Tem uma sessão em língua portuguesa dirigida pelo poeta Elamer Neto. Esse vate se engraçou do poeminha que fiz para meu prezado Antonio Costta e publicou no portal. http://www.poesiapura.com

Seu comentário: "Bravo ao Fábio Mozart! Bravíssimo! Por favor, transmita a ele minha admiração pelo talento e pela inspiração desse nobre poeta”.

Nesses dias de contemplação da dor (agoniado com furúnculo e virose), a paisagem fica menos sombria com a doçura da poesia do Costta e a cortesia do poeta Elamer.

Os segredos do céu e da terra estão ao alcance do poeta. Ele reinventa o mecanismo dos idiomas e dos sentimentos. Mas quando se trata de poeta mesmo, e não um “zé ruela” como o locutor que vos fala.

Por isso fico contente em estar no meio dos mais de quinhentos poetas do mundo. São sete poetas que avaliam e escolhem os trabalhos a serem publicados. Artistas “de probada entidad y elevado nivel de instrucción poético-literaria, entre los cuales constan destacadas firmas de relevante éxito en numerosos certámenes poéticos de alcance nacional e internacional”.

Os parâmetros para a seleção dos poemas se inspiram nas seguintes premissas: forma literária, relação autor-texto, atitude, determinação de estrutura e conteúdo, plano morfosintático (o que será isso?), rima, ritmo, recursos expressivos, gênero e subgênero, apoio léxico e profundidade do tema. É fácil?

O poeta de Deus

Sou poeta pequeno, quase anão,

Cantador sem apelo e sem firmeza,

Sem virtude, sem rima e sem clareza,

E também sem evangelização.

Admiro o talento do irmão

Que das cordas da lira tira a fé,

Eu descrente em Deus e Maomé

Faço versos de ímpia inspiração.

Vou, assim, no papel tentando em vão

Exaltar uma tal brasilidade

Que me dê uma vã notoriedade

De poeta que nunca sai do chão.

Nosso Costta tem essa qualidade

De ser firme na fé e bom poeta,

Um exemplo de artista e asceta

Traduzindo o idioma da bondade.

Fábio Mozart

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 07/12/2010
Código do texto: T2658607