“Oportunidade e oportunismo”

Como diz a frase! “Aproveitar as oportunidades é tirar proveito do momento!”

Desde que seja feito de forma honesta criando condições e meios de obter um produto ou outra coisa qualquer que necessitamos e que venha nos favorecer não importando a finalidade.

Há um outro ditado popular que diz: “Não deixem escapar as oportunidades”. Infelizmente, nesse momento, somos surpreendidos por indivíduos chamados de oportunistas que se aproveitam da ingenuidade e bondade de pessoas dispostas em praticar atos de cidadania e solidariedade, mas que acabam tornando-se vítimas.

Esses indivíduos são pessoas que abusam dos próprios parentes tirando proveito em algumas situações por meio dos laços familiares; são colegas de trabalho que não têm interesse em participarem dos objetivos da equipe por estarem sempre tentando criar oportunidades, prejudicando o bom andamento e harmonia das relações de trabalho na empresa.

Eles também estão infiltrados dentro dos partidos políticos, sindicatos, clubes em geral, entidades filantrópicas, denominações religiosas, comunidades, vizinhança e, principalmente, prestadores de serviço, além de muitos outros...

A sociedade exige dinamismo das pessoas e muitas, não respeitando suas condições sócio-econômicas, criam uma postura de concorrência se tornando oportunistas, querendo tirar vantagens de outras pessoas para a manutenção da vida social que escolheram, indo de contramão às suas realidades.Tornam-se pessoas, muitas vezes, sem escrúpulos, de caráter egoísta, sem nenhum conteúdo de valores e com certeza: são parasitas da sociedade.

Pensamentos, de José Deoclecio de Oliveira.

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 07/12/2010
Reeditado em 10/01/2012
Código do texto: T2658090
Classificação de conteúdo: seguro