CUIDADO COM A LÍNGUA!

Sem querer, pois não sou de espichar o olho para o que acontece na vizinhança, ouvi (a mulher gritava a plenos pulmões) uma vizinha dizer ao marido: "Queres comida? Não viu a DISpensa!". Pensei: divórcio à vista! Como é um casal que sempre se deu super bem, fiquei em dúvida. Será que ela estava dispensando o marido? Quando a ficha caiu, tremi na base... dos ouvidos! Na realidade, ela estava se referindo a DESpensa ( pequeno compartimento onde normalmente se guardam produtos alimentares), uma vez que se tratava de comida. DISpensa, do Serviço Militar, por exemplo, é algo que deixa eufóricos alguns jovens, notadamente aqueles que passaram num vestibular e não querem perder um ano da faculdade.

Uma funcionária de Serviços Gerais do meu local de trabalho, de cor negra, me confidenciou, um dia: "Professora, a senhora não imagina quanta DEScriminação eu já sofri na vida". Com muito tato, expliquei a ela que as situações porque ela passou eram DIScriminação (diferenciação, distinção), a não ser que ela estivesse querendo me dizer que não é crime pertencer a uma 'raça'. Porque , DEScriminar é absolver de crime, tirar a culpa, inocentar. E ela prosseguiu: "Mas eu não levo desaforo para casa. Eu DIStrato quem me falta com o respeito". Incorporei novamente a professora e expliquei que distrato é quando duas pessoas ou firmas extinguem um contrato. Que no caso dela, embora não fosse a melhor forma de reagir, ela DEStratava quem a ofendia.

Numa página da Internet, li que um patologista teve um surto psicótico ao DESsecar um cadáver. A exemplo do caso da minha vizinha, também tremi, ou melhor, tive um tsunami, só que dessa vez.. nos olhos! É impressionante como se encontram erros básicos na Internet! Me senti impotente, uma vez que não tinha como corrigir, como fiz com a funcionária do meu trabalho. O que pode dessecar alguma coisa é, por exemplo, um longo verão que torna seco demais o solo. Porque cadáver se DISseca.

O paciente, apavorado, pergunta ao médico se ele terá mesmo que fazer uma DIStorção endoscópica intestinal. O médico responde que não. Quando o cara começa a dar pulos de alegria, o médico diz: "O que você fará é uma DEStorção" (ato de desfazer uma torção). Um amigo diz para outro: "A ONU afirmou que o Brasil é um país com muita violência e injustiça". O outro chega em casa e fala pra a mulher: "A ONU chamou todos os brasileiros de violentos e injustos". DIStorção! Mudar a versão dos fatos, alterar a realidade, desvirtuar.

Embora os prefixos DIS e DES sejam ambos oriundos do prefixo latino DIS, o significado da palavra, em Português, pode modificar-se conforme o prefixo empregado. Se eu fosse mineira diria "Uai, que linguinha danada!", mas, como sou gaúcha, digo: "Que língua difícil, tchê!".

Giustina
Enviado por Giustina em 05/12/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2654112
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.