Ética

Ética, significa: responsabilidade e liberdade.

Liduína M. S. Pereira

Estes Dois conceitos são uns dos mais importantes, para que o ser humano coloque em prática a ética. Atualmente, muito se fala sobre essa palavrinha ética, é muito comum ouvirmos palestras e discursos sobre o assunto.

Porém é bastante comum todos defenderem a ética como algo imprescindível para o convívio humano; tanto familiar como social, mas na prática por mais que nós tentemos ser imparciais acabamos de alguma forma pecando contra o que é ético, e fica claro muitas vezes quando somos enredados por algum motivo, que julguemos estar prejudicando a nós ou aos nossos entes queridos, aí quase sempre agimos sem razão no calor da emoção.

Entretanto, isso não é desculpa para prejudicarmos o outro em detrimento a quem quer que seja. Sabemos que a humanidade está sempre em evolução, essa mudança se dá também nos relacionamentos interpessoais, e para se autoentender, ter uma convivência pacífica e justa com o próximo, é construído, regras sociais, pela sociedade organizada, regras estas, que são difíceis de ser aplicadas, pois as pessoas pensam de forma individual, dentro do que acreditam ser certo ou errado.

Por isso é muito comum ouvirmos, que, o que é certo para uns não é para outros. Porém mesmo indo contra a realidade, no dia a dia, qualquer pessoa que viva em sociedade tem conhecimento sobre como deve se comportar perante o outro, esse conhecimento chama-se regra de convivência, ou ética.

Entre tantas regras de convivências algumas se destacam como muito importantes para que sejamos sociáveis, entre elas estão: responsabilidade, pois só tendo responsabilidade com que faz o que diz e como se comporta em casa, no trabalho e em todo seu meio social, é que o ser pode se constituir autônomo em suas escolhas, sem prejudicar ninguém. A outra é a liberdade essa regrinha de convivência é muito complicada, pois muitas pessoas esquecem que o seu direito acaba quando começa o do outro, más não podemos esquecer que para poder termos direitos e ser respeitados temos que ser éticos!

LiduinaMaria
Enviado por LiduinaMaria em 04/12/2010
Reeditado em 04/12/2010
Código do texto: T2653214