NATAL - FÉ E DEMAGOGIA


Tomado por tudo que me cerca, acabo também me envolvendo com o clima e fico achando que o Natal é uma coisa maravilhosa, que a aproximação do aniversário do nascimento de Cristo renova os espíritos, deixa-nos mais acessíveis a bondade, a compreensão, a retribuição e ao agradecimento por tudo que as bênçãos Cristãs nos permitem e nos jubilam.

Noutros momentos, fico pensando que o capitalismo é que tomou gosto pela oportunidade religiosa e de fé dos Cristãos, fomentando todo esse clima de bondade e retribuição, exatamente para movimentar o comércio e fazer girar toda uma indústria de lucro e exploração da fé.

Por outro lado, fico pensando também, no tanto e tanto de gente, que passa o ano inteiro sem a mínima importância aos valores humanos, praticando todo tipo e ordem de exploração, de avareza, sovinice e de maledicências mil. Chegando o Natal, enchem-se de bondade e com um e outro agrado, um e outro presente, entendem que suprimiram todo o malefício cometido durante todo o ano.

E vem de novo o lado compreensivo pinicar meu senso crítico para dizer que melhor assim, pois, melhor que pelo menos uma vez por ano, o espírito Natalino, envolva todas as pessoas, dando aos tantos, mesmo vestidos de pura demagogia, também a oportunidade de terem seu momento de bondade e valores Cristãos.

Se assim o é, que assim o seja. Que o espírito Natalino permita também a mim cegar diante da demagogia boba, vã e vazia de reais valores aos feitos Cristãos.
Eacoelho
Enviado por Eacoelho em 04/12/2010
Reeditado em 04/12/2010
Código do texto: T2652724
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.