Nas asas do medo

Luiz Augusto Crispim dizia que quem viaja de avião é um contraventor da lei da gravidade, “a mais grave de todas as legislações quando se voa a mil quilômetros da terra”. Fui convidado a violar essa lei. Provavelmente irei a Brasília no final do ano, para um simpósio de rádios comunitárias.

Estou apreensivo porque fim de ano desenha-se geralmente o caos nos aeroportos. Todo mundo vai viajar, as empresas aéreas vendem mais passagens do que existem vagas nos aviões, a confusão se estabelece. Desde que o pobre passou a ter condições de viajar de avião, o serviço caiu de qualidade. A classe média fica muito irritada, porque eles adoram falar de democracia, mas não gostam de se misturar com o zé povinho. Democracia continua sendo uma utopia, palavra grega que significa “um lugar que não existe”. Já eu digo com Jorge Luis Borges: “A riqueza é a forma mais incômoda da vulgaridade”.

Mas o problema é o avião e seus aeroportos. Confesso que não me agrada voar. É preciso ter a alma muito no lugar para enfrentar esses perigos. E eu nem sei se tenho alma. Ignoro também se o avião fez a inspeção de rotina, se o piloto está num dia bom, se a pista vai estar livre, se os empregados aeroviários não irão começar a greve tartaruga, enfim são tantos condicionantes que me prendem ao chão!

Leio que cerca de 40% dos brasileiros têm medo de voar. Há pessoas que, só de pensar em voar de avião são invadidas por uma ansiedade imensa e por pensamentos recorrentes que causam muito mal-estar. Outras nem sequer conseguem se imaginar entrando em uma aeronave. Meio pânico é intermediário. Consigo embarcar, mas não durmo nem tenho sossego enquanto o “asa dura” está no ar.

Segundo as estatísticas, o avião é o mais seguro meio de transporte que o homem já inventou. Seria preciso viajar todos os dias, durante 712 anos, para que alguém se envolvesse com certeza em um acidente aéreo. O normal é tudo dar certo. O problema é que, na minha cabeça, viajar de avião é uma experiência excepcional, como uma viagem ao fim do mundo, ao último pedaço de matéria do universo. Uma aventura imprevisível sob todos os aspectos.

www.fabiomozart.blogspot.com

Fábio Mozart
Enviado por Fábio Mozart em 04/12/2010
Código do texto: T2652472