O AMOR DE QUATRO PATAS SE FOI ...
Ana, uma amiga de muito tempo, ligou-me, chorando.
Seu querido cão, um lindo pastor alemão, de nome Pitter, se foi.
Vítima de uma síndrome de nome difícil (Cushing), Pitter ficou por dois dias na semi-intensiva.
Aconselhados pela veterinária, Ana e o marido, decidiram pela eutanásia, pois ele estava sofrendo muito.
Ontem, ela se despediu de seu grande e fiel amigo, que durante treze anos, encheu sua vida de alegria e carinho.
Contou-me ela aos prantos que, ao entrar para se despedir de Pitter, na semi-intensiva, ele tão mal estava, mas ao vê-la ainda conseguiu abanar de leve o rabo.
Olhou para ela, com uma tristeza infinita nos olhos, como a lhe dizer, das saudades que ia sentir dela.
Ana, com coragem, vinda do amor que nutre por Pitter, ficou ao lado dele, enquanto a veterinária aplicava a eutanásia.
Hoje, Ana, está com o coração em frangalhos. Disse-me ela que, a dor da perda e a saudades que está sentido do seu cão, se assemelha a dor de um amigo ou um parente muito querido que partiu.
Eu acredito, e a entendo bem ! Porque, assim já me senti quando nossa cachorra Pupy, se foi com doze anos de idade.
Ana, contou-me que o olhar de tristeza e amor, que Pitter, lhe dirigiu pela ultima vez, nunca mais sairá de sua lembrança.
Teve ela muita coragem e força, para segurar uma de suas patas, e ficar ali junto dele, até o ultimo momento.
Depois, Ana desmontou, e esta assim até agora....
Não bastando a dor e a tristeza, contou, que ainda está tendo que lidar, com a incompreensão de pessoas, que não entendem, porque ela chora tanto por um cachorro !
Isso acontece muito, algumas pessoas não licenciam o luto pelos animais.
Eu pergunto: como não chorar, a perda de um amigo tão fiel, e dedicado companheiro ?
Como não sofrer de saudades e tristeza ?
Como não achar falta da presença amiga e alegre de um cachorro ?
Sei bem, que é muito importante viver o luto.
Porque, a perda sempre trás um vazio, a dor é imensa, e precisa ser posta pra fora.
Por isso o que disse para Ana, é o que sinto: deixe seu sentimento se manifestar, não o esconda em baixo do tapete, não o mascare.
Viva a fase do luto, seja ele, por um amigo de quatro patas, ele é real, ele é autêntico, ele é válido.
Depois, a dor se vai, a tristeza também, só restando dessa fase, as saudades.
Essa será companheira constante, de todos que amam e perderam seus amados, de quatro patas.