ORGULHO E PRECONCEITO.

Chagaspires

O orgulho é um termo que tanto pode indicar dignidade ou brio, quanto pode ser sinônimo de soberba e arrogância.

O preconceito é uma atitude discriminatória e tem como base a irracionalidade.

É um juízo pré-concebido, uma atitude hostil contra alguém ou contra determinado grupo, lugar ou mesmo tradições.

Quando me refiro ao orgulho estou querendo enfatizar a arrogância e a soberba, e cuja religião católica afirma categoricamente ser um dos pecados capitais.

É aquela situação em que usamos a expressão: “Parece que tem um rei na barriga”.

Aquela pessoa que se intitula melhor ou mais importante que as outras.

Quando falo de preconceito estou me referindo àquelas situações onde pessoas discriminam outras como, por exemplo: por ser pobre, preto, ou de classe inferior ou até mesmo por não possuir um curso superior, etc.

Encontrei esse tipo de baixeza humana em algumas etapas de minha vida, onde até pessoas da minha família por terem uma condição financeira melhor não nos apresentavam como parentes.

Outro local em que imperava essas duas mazelas sociais era na organização onde trabalhei por quase trinta anos.

Essas pessoas se esquecem que vão morrer da mesma forma que as outras e que em algumas situações estarão descendo enquanto aquelas discriminadas estarão subindo.

Devemos procurar ser humildes, pois com certeza seremos lembrados por todos pelas atitudes coerentes como uma boa pessoa, como aquele que soube se portar mesmo quando tinha uma posição de destaque.

A humildade dignifica e engrandece, enquanto o preconceito e o orgulho nos tornam pessoas mesquinhas, de difícil aceitação e nos colocam no rol dos inaceitáveis.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 03/12/2010
Código do texto: T2651798
Classificação de conteúdo: seguro