AINDA EXISTE UM LUGAR

Eu quero um lugar. Qualquer lugar. Quero um lugar onde eu possa brincar. Deixar aflorar a criança interior, rolar na grama, virar cambalhotas. Sem vergonha de ser feliz. Sentir o cheiro do mato e deixar o pensamento rolar solto. Mente vazia e pés descalços.

Lugar, na definição tradicional, é um local que pode ser real (uma cidade, por exemplo) ou imaginário (quem não "conhece" Pasárgada?). No lugar material vamos com o corpo, no imaginário nosso pensamento é que se transporta. O último tem a vantagem de não custar nada...

Existem locais provisórios, como um hotel, onde tu descansas e, depois, continuas a viagem. E existem os permanentes, como nossa casa. Nos lugares permanentes podemos nos sentir bem, afinal é bom ter um lugar para voltar no fim do dia. Mas, nem sempre é assim. Porque o bem ou mal-estar não estão no ambiente físico; o problema são as sensações ou relações entre os que convivem conosco. Pressões psicológicas, intolerâncias, desacertos.

Aí a gente fica se perguntando: Afinal, onde está a felicidade?

Poderia-se dizer que a felicidade está no lugar onde estamos agora, basta percebê-la! Mas isto não é tarefa fácil de ser introjetada. Até porque, a maioria de nós coloca a felicidade à distância. Parece que a felicidade sempre está em outro lugar. E, se não podemos ter "uma casa no campo, com nossos livros, nossos discos e nada mais", então devemos buscar a felicidade nas pequenas coisas do dia a dia. Pelo menos evitamos ansiedades e tensões.

Eu, pelo menos, não sei onde está a felicidade. Nem sei se ela existe de fato neste mundo físico. Acredito mais em momentos felizes, em estar bem conosco mesmo e com os que nos rodeiam. É um estado emocional. E, sinceramente, não conheço um espaço geográfico chamado felicidade. Mas, Wilson Paim, um expoente da música nativista do Rio Grande do Sul, diz que "Ainda existe um lugar". Deixo com vocês o endereço no Youtube. É uma das mais belas canções do nosso cancioneiro gaúcho, a letra é um primor, linda de viver e até nos incentiva a acreditar na felicidade.

MÚSICA: "AINDA EXISTE UM LUGAR - WILSON PAIN

http://www.youtube.com/watch?v=wdcG5z-h3HQ

Giustina
Enviado por Giustina em 03/12/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2651176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.