Um dezembro inesquecível...

Homenagem ao aniversário minha esposa Marisa, no dia 04.12.2010.

O sol brilha no horizonte, as frestas de luz se instalam pelos túneis onde passa o vento. Isso anuncia que o dia está nascendo com todo esplendor. Não é um dia comum, como observamos a cada nascer do sol. É o anúncio de um grande dia, daqueles que agente não esquece, porque não parece ser rotina ou qualquer coisa que lembre repetição. Trata-se da uma expectativa. Há ternura no ar. Porque os corações de três pessoas observam a vida como algo grandioso, já que participam de uma mesma alegria e de uma mesma festa. Seus anseios e suas expectativas clamam por um dia radiante, que possa expressar todo sentimento de uma vida.

Depois dos suspiros e espreguiçadas normais de seres que saem de uma noite bem dormida, é hora de espreitar a natureza e ver que ela também recepciona a todos com um sorriso, principalmente quando anuncia um dia tão lindo, com um céu azulado, onde os pássaros fazem seus vôos ousados, procurando alimentar-se nos locais menos usuais possíveis, parecendo que também querem fazer parte da festa. Os periquitos estão mais afoitos e se apegam a ‘tagarelar’ na sua língua original, balbuciando cânticos de felicidade, como se quisessem saudar a pessoa mais prendada do dia. A cachorrinha chamada ‘Belinha’ sacode sua cauda (como nunca fez), parece que querendo se transformar num helicóptero, para voar pela casa carregando em seu corpinho comprido a faixa de feliz aniversário.

Mas, é o trio de corações humano, que mais expressa a euforia dessas primeiras horas do dia 04 de dezembro de 2010. São pessoas que amam. Cada um da sua forma ou do seu jeito. Muitas vezes sem dizer palavras, mas, expressando no olhar a grandeza do seu amor. Há até aqueles que ainda pensam no bolo, ou na cesta do Café da Manhã. Isso não importa. É a forma mais eloqüente de transformar sua emoção numa comemoração efêmera, mas, de mensagem duradoura, que persistirá com o gosto de frutas até chegar o ano que vem; para nova comemoração. São crianças que se abrigaram em dois braços fortes que lhes deram sustentação quando não sabiam andar. São coraçõezinhos que batem mais forte pela presença dessa mãe que faz aniversário, já que é nela que surge a inspiração para crescerem como pessoas de bem, valorizando a bondade e o amor entre os seres humanos.

O filósofo, psicólogo e mestre em teologia, o pensador Sam Keen, disse um dia: “Passamos a amar não quando encontramos uma pessoa perfeita, mas, quando aprendemos a ver perfeitamente uma pessoa imperfeita”. Ele só pronunciou essa frase na medida em que percebeu que ninguém é perfeito. Assim, o amor só existe quando as pessoas se respeitam, mesmo tendo ciência de suas imperfeições. Freud, psicanalista famoso, também, afirmou: “Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada”. Creio que estes dois pensamentos formam um ingrediente que se misturam em nossas vidas e depois de colocados no liquidificador, podem redundar numa vitamina existencial, que devemos lembrar sempre que falarmos do amor, porque nada sobrevive, quando não se tem noção das fraquezas e das imperfeições. O que importa numa família é o respeito entre seus membros, onde filhos sempre estejam atentos aos conselhos dos pais, já que ninguém (que não seja da família), irá se importar com o futuro de quem não lhes diz respeito.

Assim, acho que no dia do aniversário de uma mãe, o presente que ela mais quer receber é a compreensão dos filhos, principalmente quando se tratar da sua educação, já que o seu maior sonho é ver um filho, ou, uma filha; formados e bem educados, longe das coisas ruins que a vida oferece.

Proponho então, que os filhos da aniversariante lhes dêem esperança no sentido de se dedicarem aos estudos, evitando todas as preocupações que tem criado pra ela. Creio que esse será o maior presente que poderão dar, não só neste momento, mas, principalmente, quando ela estiver cansada e não ter mais forças para lutar. Nesse instante de fadiga e cansaço, a velha mãe, deitada sobre uma rede, numa varanda enluarada, poderá reprisar sua vida e ter consciência de que todo seu esforço não foi em vão.

Parabéns, mamãe! Saiba que no seu aniversário o nosso amor aumenta a cada ano. Ainda bem que o coração não explode, já que essa explosão é figurada e se transforma em alegria pura e Divina.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 02/12/2010
Código do texto: T2649572