É Natal...

    Neste período que antecede o Natal, começamos a nos envolver num clima especial onde tudo parece convergir para a paz.
   Ao mesmo tempo nos angustiamos com preocupações como renovar a casa, comprar presentes, organizar festas...
   Penso que o natal é uma festa cujo verdadeiro significado é possibilitar ao mundo um renascer em todos os sentidos...
   Com o possível despertar da sensibilidade o natal é uma das grandes oportunidades para refletirmos hábitos e atitudes do cotidiano, que possam fazer diferença no conviver universal, sem grandes expectativas na mudança do outro, mas decididamente no querer de cada um.
   Há momentos em nossa caminhada que certos valores parecem utópicos; talvez por isso não os consideramos possíveis de serem atingidos, ou então, desistimos pelo cansaço e solidão na esperança da busca...
   Quem sabe, na função que exercemos, no poder de decisões, na capacidade de interferir, na família que amamos, nos amigos que  respeitamos, nas organizações em que participamos, nos eventos que produzimos, possamos direcionar propostas relativas aos presentes que acreditamos, ainda precisam acontecer em alguns espaços de convivência:escuta, presença, atenção, cuidado, respeito, carinho, justiça, limites, esperança...
   Enquanto cristãos, acima de tudo, o natal poderia ser um momento de reflexão onde questões como violência, insegurança, saúde, desemprego, fome, dependência química, desabrigo, entre outros, tocassem profundamente o nosso agir tornando-nos mais solidários em relação aos que sofrem ainda mais que nós e que contam com menos oportunidades de sobrevivência.
   Somos passageiros num mundo onde conhecemos o ponto de partida, mas assustamo-nos a cada dia com a realidade e desafios do percurso.
   A indiferença cada vez mais nos distancia do verdadeiro sentido de fraternidade.
   Onde e como estão nossos irmãos?
   Que possamos sim, nos diferentes olhares de espiritualidade, possibilidades e querer, viver as emoções deste clima primeiramente em nós mesmos, e solidariamente partilhar as luzes do amor e da paz que especialmente o natal irradia...

                                                         Feliz Natal!