Quando o mal veste o uniforme da lei - abuso no RJ

É grande o número de denúncias dos moradores do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, contra policiais que, abusando do poder, exigem dinheiro e/ou destroem os bens nas casas por eles revistadas.

Como aceitar essa situação? Já não basta àquela gente a pressão sofrida, por tanto tempo, pelos traficantes? Ser explorados por alguns daqueles que deveriam servi-los e defendê-los é um absurdo imensurável.

Sabemos que sempre houve policiais que facilitam a ação de bandidos, especialmente de traficantes. Sabemos que a corrupção é uma doença que se espalhou por todos os segmentos da sociedade, mas e aí? Se há alguém que precisa lutar contra essa praga é a polícia, seja ela militar, civil, federal. E, por mais que afirmem que os policiais corruptos são tratados como criminosos, sabemos que não é bem assim. Um ou outro talvez, sempre por causa da pressão da mídia. Se muitos continuam fazendo a festa é porque, como sempre, a punição, se existe, é pequena.

O que aqueles moradores devem fazer, então? Ceder à truculência desses bandidos fardados e, depois, denunciar na esperança de que se faça justiça ou engolir a raiva e, resignados, pensar "bom, pelo menos, eles não nos surraram"?

E eu que pensava que agora esse povo estaria, mesmo que temporariamente, livre da ação de criminosos. Quanta ingenuidade.

Crisálida (Ângela Mendes)
Enviado por Crisálida (Ângela Mendes) em 01/12/2010
Reeditado em 03/12/2010
Código do texto: T2648290
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.