VIDA DURA, CABEÇA DURA E OUTRAS DUREZAS MAIS...

"A vida é DURA e tá difícil se virar e segurar a barra

Ele tem charme e sabe o jeito de agradar e de ganhar na marra

Por trás daquele cidadão há um tremendo gavião

Armou em cima de alguém e acabou se dando bem

Outras pessoas é que têm o seu valor e ele leva a fama."

Nesta música, de Michael Sullivan e Paulo Massadas, temos a palavra DURA em sentido figurado. A vida é DURA. A vida não é um mar de rosas. Temos decepções, nossos sonhos morrem, o mercado de trabalho é uma arena, sofremos revezes... Mas tem aquele ditado: "A vida é DURA para quem é mole", significando que ela se torna mais simples para aqueles que aceitam o que não podem mudar, que têm coragem de enfrentar as dificuldades e conseguem reverter a situação.

"Nada DURA para Sempre", é um livro de Sidney Sheldon (1994) e aqui o termo DURA é uma variação do verbo durar. Mas será que nada DURA para sempre? Para os que crêem na imortalidade da alma, esta sobrevive à morte. Quanto às coisas materiais, um dia é certo que acabam. E nos relacionamentos, quanto tempo DURA o "para sempre"? Até que a morte os separe? Talvez o amor dure para sempre... Mas, e a paixão? Segundo estudiosos, a paixão costuma durar, no máximo, quatro anos ou até que apareça outra pessoa para despertar uma paixão ainda maior.

A massa está DURA. Nesta frase, a palavra DURA é um adjetivo, significando rija, sólida, consistente.

Até aqui estamos falando das variantes do emprego da palavra, no Português oficial. DURA em sentido figurado, DURA como verbo e DURA como adjetivo. Mas como brasileiro adora ditados e expressões, não podemos esquecer deles. Vamos lá:

- "Água mole em pedra DURA, tanto bate até que fura", ou seja, pela insistência, acabamos conseguindo.

- "Cabeça-DURA", que não significa que a pessoa tem pedra na cabeça. Aqui se trata de gente teimosa, intransigente, que não aceita opinões.

- "Linha-DURA" designa uma corrente dentro de um partido ou governo, que adota posições mais radicais , principalmente nos regimes autoritários. No Brasil, em 1964, o termo foi usado para distinguir a linha branda (ligada ao presidente Castelo Branco, que via o regime militar como uma transição rápida) e o grupo que defendia a prorrogação do regime enquanto a função "salvadora" do movimento não tivesse sido completamente realizada.

- "DURA lex, sed lex" é uma expressão latina que significa "a Lei é DURA, porém é Lei".

E temos ainda:

* a rapaDURA, que apesar de dura é gostosa;

* o Trio Parada DURA, grupo musical;

* a água DURA: rica em sais de cálcio e magnésio, que não é um risco à saúde, mas tem um gosto salgado e dificulta a ação de detergentes e sabões;

* a dentaDURA, que pode ser incômoda, mas é melhor que ser banguela, pois facilita a mastigação;

* a barriga DURA que, não sendo gases, então é gravidez!

Giustina
Enviado por Giustina em 30/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2646473
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.