CRÔNICA – Aviso-prévio!!!

 

CRÔNICA – Aviso-prévio!!! – Escrita em 28.11.2010

 

            Quem quiser que pense que eu gosto de derramamento de sangue. Ledo engano. Certas coisas, que considero inconcebíveis, estão acontecendo nessa invasão da polícia, das forças armadas e de outras unidades ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, local amplamente dominado pelo narcotráfico, pelo menos até hoje de manhã (07.59 horas), quando o poder do Estado tomou conta daquele núcleo de criminalidade.

            Avisos repetidos foram feitos ontem pela polícia de que ou os malandros se entregavam até a noitinha ou então a invasão seria irremediavelmente concretizada. Isso demorou até a manhã de hoje, e foi tempo suficiente para que os criminosos abandonassem aquele local com destinos os mais diversos, quem sabe até para outras favelas próximas, ilesos, salvos de qualquer confronto violento.

            Isso está parecendo com guardas noturnos que tomavam conta de ruas antigamente, a troco de gorjetas dos moradores. De posse de um apito o acionava seguidamente, como que dizendo ao meliante que ele estava ali, que não era hora de agir. Na minha rua conheci um que era o mais ativo do local. Inteligente, sabido, um artista. Ficava dentro do terraço de uma casa, colocava o apito na boca e dormia profundamente. Naquele respirar profundo e nas horas do ronco o sibilar do apito avisava àqueles habitantes que o vigia estava na ativa.

            Penso que é muita pretensão e até bobagem querer que esses traficantes ainda estejam em suas casas, como parece ser a certeza das autoridades, eis que os soldados estão visitando todas as unidades em busca de delinquentes. Por outro lado, alguns fichinhas estão sendo presos, como uma espécie de iscas que certamente eles mandaram para tapear as autoridades.

            Vi algum armamento apreendido pela polícia, a princípio dando a entender verdadeiras sucatas amontoadas, mas na realidade foram muitos fuzis, metralhadoras, granadas e explosivos de boa qualidade; dezenas de toneladas de entorpecentes também foram recolhidas, mas não pode ser descartada a hipótese de que tudo isso seja um sinal de que eles arribaram com destino ignorado ou mesmo estejam reunidos em bunkers subterrâneos do tipo utilizado pelo Sadat no Oriente Médio. Quem sabe os canos e as manilhas de esgoto!!!

 Pra quem conhece todos os meandros, cada centímetro de seu reduto, creio que dificilmente as forças do bem possam ter bloqueado todas as entradas e saídas àquele complexo de favelas. Nem pode ser descartada eventual facilitação por parte de gente do mal incrustada nas hostes da bandidagem, porquanto a tentação é forte e a carne é fraca.

            Muito cuidado se deve ter com aquelas bandeirolas de PAZ acenadas por moradores, quem sabe obrigados pelos bandidos, ou mesmo conduzidas por alguns, que aos poucos foram tentando fugir travestidos de mendigos, doentes, mulheres e toda sorte de truques que lhes é legal, porque tentar fugir de um cerco militar não é crime algum, todavia a lei da sobrevivência.

            Outra coisa inconcebível é o constante assédio da Rede Globo, que está em todos os lugares a entrevistar comandantes, delegados de polícia e até ex-serventuários da segurança, sem perder de vista cientistas políticos, Juízes, promotores públicos e alguns curiosos, que ficam a dar pitaco depois de tudo ocorrido. Todos alegam que a força policial ganha mal, que a do Rio de Janeiro é a mais sofrida de todas. No meu pensar esse pessoal só recebe aumentos quando ocorrem situações de emergência como essas, que muito poderia ter sido providenciada antes das eleições presidenciais de 31 de outubro.

            O negócio está muito mais para artistas de televisão, e isso deveria ser proibido, até mesmo um simples lapso poderia ajudar aos descumpridores da lei. Todo mundo agora é o maioral, o bom, o salvador, mais ainda começam a dizer que tudo só foi possível pela vontade política do Sérgio Cabral. Durma-se com um barulho desses.

            Fico a imaginar como estão arrependidos esses desordeiros que sufragaram os nomes dos vencedores, votos que foram essenciais à manutenção do poder, pois o tiro saiu pela culatra.           

            Fiquei deveras decepcionado quando soldados estavam se utilizando de ferramentas manuais, martelo, picareta e outros para abrir à força um veículo tipo ambulância, fechado e que talvez contivesse pessoas, drogas e armamentos.... Eles desistiram da empreitada, pelo menos a olhos vistos.

            Outro fato que me despertou foi o de que examinando os presos por suspeita de pertencerem ao tráfico, quase na sua totalidade, vemos que são pessoas mal vestidas, de aparência sofrida, tudo indicando de poucas posses, pois servem apenas de manipulação dos chefões, que ficam com o lucro e vão morar com suas famílias em condomínios de luxo.

            De qualquer sorte, ainda vivos ou não, creio que as pessoas do bem poderão ter agora uma vida mais sossegada, mas desde que se desvinculem por completo do convívio com esses verdadeiros animais que vivem a tirar a tranquilidade do povo brasileiro. Todavia não se deve ter comiseração com quem mata e destrói o patrimônio do povo. Já está na hora de se votar a pena de morte no país, basta fazer um plebiscito sério com urgência.

            Imaginar que bandidos ainda estejam no local é simplesmente desacreditar da capacidade destrutiva desses fora da lei. Nessa altura pode ter alguns infiltrados em casas de família ou em algum imóvel adrede preparado; tem gente que até fez operação plástica para despistar e quem sabe já tem nova identidade em seu poder.

            Quero acreditar que o melhor teria sido mandar que as pessoas do bem desocupassem as favelas a serem invadidas, isso garantindo o fornecimento de barracas e locais provisórios para morar (prédios públicos e particulares fechados é o que mais temos neste país) e depois invadir para erradicar de vez aqueles que reagissem às ordens de prisão.

            Para terminar, gostaria de dizer que não apreciei o fato de muitos soldados estarem com seus celulares em uso, falando não se sabe com quem, e até filmando cenas da tomadas do morro... E também há quem critique que a força policial está em maiores proporções do que a dos bandidos..... o bom seria que entrássemos de cassetetes parta enfrentar armamento pesado... Acho até muita graça desses palhaços que não sabem o que dizem.

            Não há negar que desta vez o Estado está dizendo que está vivo, pois antes disso era uma vergonha falar em combater os traficantes em seus redutos...

 

Em revisão.


Interações:

30/11/2010 22h54min - Jerson Brito:

Muito bem escrita essa crônica, meu amigo. As dúvidas pipocam pra todo lado. Como otimista inveterado, quero acreditar na continuidade de ações dessa natureza e que as UPPs realmente inibam as práticas criminosas. Aliás, por falar em UPP, vi um senhor ontem (salvo engano, militar) dizer que o tráfico de pequena monta, sem armas e violência, é de certa forma tolerado nos morros onde foram instaladas UPPs. Como se não fosse violência imergir nossos jovens nesse mundo... Outra cena que me chamou atenção ontem foi a atitude dos parentes do traficante "Zeu" durante sua prisão. Eles estavam desesperados, chorando, pedindo o pessoal dos direitos humanos, etc. O clímax da inversão de valores foi ver uma dessas pessoas pedindo pra anotarem a placa da viatura onde o sujeito fora colocado, em meio aos brados de que ele nada fizera. Um dos policiais, ao ser indagado sobre a situação, respondeu mais ou menos o seguinte: "vou levar essas pessoas pra visitarem o túmulo do Tim Lopes". O "Zeu" tinha sido um dos condenados pela morte do jornalista e estava foragido do sistema prisional desde que conseguiu a progressão para o regime semi-aberto. Vou ficar por aqui, senão vou acabar escrevendo uma crônica. Pra finalizar, ratifico minha crença de que isso seja só o início do processo de extirpação desse câncer com que convive a sociedade brasileira. Grande abraço, Ansilgus!

Para o texto: CRÔNICA Aviso-prévio!!! (T2646239)



01/12/2010 01h10min - Giustina, falou e disse:

Alguma coisa tinha que ser feita... E até já vem com atraso! O tráfico é muito bem organizado, muito bem armado e muito bem "esclarecido" sobre as ações da polícia. A mídia, nessas ocasiões, faz mais mal do que bem. Esclarecer a opinião pública é uma coisa, mas ficar anunciando, 24 horas por dia, como e quando vai haver um pente fino das forças policiais, aí é preparar o caminho para que o traficante fuja. Quanto a Globo, prefiro nem comentar... argh! Bela e oportuna crônica, Ansilgus. Abraços.

Para o texto: CRÔNICA Aviso-prévio!!! (T2646239)


01/12/2010 16h17min - Celêdian Assis

Muito coerente e pertinente a sua abordagem acerca desse episódio, o qual não sei como denominar, se tragédia dos tempos modernos, ou se guerra de velhos interesses, onde não vejo tão benevolamente os fins justificando os meios, mas contraditoriamente os meios justificando os fins, que talvez estejam subtendidamente mascarados pelos pretensos desejos, de trazer ao país uma imagem de segurança, provavelmente visando lucros de toda sorte, na copa mundial que se realizará aqui. Li hoje que a futura presidente pretende manter o exército no Rio e até estender a ação para todo o país, até a copa de 2014. Triste constatar que o fim seja apenas causar boa impressão e não realmente sanar o câncer da droga, cada vez mais inserida impunemente em nosso seio social. Ainda assim, com todas as ressalvas, vejo o movimento com admiração, se ele intimida os "menores", ainda que os "graúdos" fiquem de fora, quem sabe os primeiros pensem dez vezes antes de voltarem a se aliar aos segundos e ainda, para que outros, inclusive crianças não sejam encorajados a trilhar por este caminho. Sua crônica é de excelente teor e muito bem construída. Um grande abraço, meu amigo.

Para o texto: CRÔNICA Aviso-prévio!!! (T2646239)


02/12/2010 09h27min - Jacó Filho:

Bom dia mestre Ansilgus, Excelente sua crônica... Se o Rio pretende sediar os jogos que planejou, a primeira providência é reconquistar a cidade, que antes deste episódio eu não acreditava muito... Agora o mundo sabe que isto é possível, considerando que tomaram a parte mais difícil... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

Para o texto: CRÔNICA – Aviso-prévio!!! (T2646239)

 

02/12/2010 06h45min - Juli Lima:

Bom dia! O PAÌS precisa investir maciçamente contra as drogas. Sou pela tolerância zero! Criar ações de efetivo combate e políticas para recuperar o usuário. O compromisso com os jogos é do Brasil e devemos garantir um ambiente seguro para todos. Gosto de suas observações e críticas. (Vc sorri?) Bj poesia.

Para o texto: CRÔNICA – Aviso-prévio!!! (T2646239)

 

01/12/2010 19h22min - Luamor:

Olha Ansil, uma crônica perfeita em suas palavras tão atualizadas no momento, essa situação do Rio mexeu com o mundo, tenho amigos lá e sei do q eles passam, agora te conto que no meio dessa angustia meu filho 23 anos resolveu ir pro Rio, você imagina o que eu gritei no ouvido dele, kkk. (Armas, drogas, tráfego) a população tendo que obedecer aos marginais??? A policia tinha que adentrar mesmo, sem medos e sem "acordos" Só por Deus mesmo... uma vista que se tem do Cristo redentor tão DIVINA, e por mais visão que eu tenha visto , "aqui acolá" essa é inesquecível... APLAUDO_TE! Não disse que ser tua leitora é demais, bravos pela crônica! Meu amigo diferente na foto, mas lindo como sempre... Gostei! Bjos da Lua.

Para o texto: CRÔNICA – Aviso-prévio!!! (T2646239)

 

30/11/2010 20h46min - (ange):

Boa noite Ansilgus!Nossa! Você quando decide escrever uma crônica, escreve mesmo! Isso é o que chamo por ideias no papel. Meus aplausos aqui! Sim, sem dúvidas é muita pretensão das autoridades em acreditar que após o aviso de combate os criminais estariam parados a espera para serem presos. Marcante e maravilhosa sua crônica. Não revisão aqui necessária!Uma linda noite! Abraços!

Para o texto: CRÔNICA – Aviso-prévio!!! (T2646239)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 30/11/2010
Reeditado em 02/12/2010
Código do texto: T2646239
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.