O brilhante Oscar Wilde.
 
Em 30 de novembro de 1900, faleceu Oscar Wilde, com apenas quarenta e seis anos. Ele nasceu em Dublin e viveu a maior parte de sua vida em Londres e Paris. Ele é considerado até hoje um dos mais famosos dramaturgos, escritores e poetas do século XIX.

Ficou famoso por suas belas obras, das quais se destacam, entre muitas, o romance “O Retrato de Dorian Gray” e as peças teatrais “Salomé”, “O Leque de Lady Windermere”, “A Importância de ser Prudente” e “Um Marido Ideal”. Escreveu belos contos tais quais “O Rouxinol e a Rosa”, ”O Príncipe Feliz” e “O Gigante Egoísta” que até hoje agradam a crianças e adultos.

Em 1891 conheceu Lorde Alfred Douglas, cuja beleza e juventude o atraíram. Por causa desse envolvimento amoroso, em 1895 acabou sendo condenado a dois anos de prisão. Nos últimos meses em que ficou no cárcere escreveu uma carta em forma de prosa, intitulada “De Profundis”, na qual relatou tudo que aconteceu entre ele e Alfred Douglas. Depois de cumprir sua pena, logo ficou falido, passou a morar em pequenos hotéis e muito doente, morreu em Paris.

Transcreverei dois trechos que escolhi para relembrar suas criações.


Depois da terrível sentença, quando eu já vestia o uniforme de presidiário e as portas da prisão se haviam fechado atrás de mim, permaneci imóvel entre as ruínas da minha maravilhosa vida, esmagado pela angustia, a mente confusa pelo terror que sentia, atordoado pelo sofrimento. Mesmo assim, não queria odiá-lo. Todos os dias repetia a mim mesmo: Devo manter meu coração cheio de amor hoje pois de que outra maneira poderei suportar mais este dia?

(de “De Profundis” )




A criança sorriu para o Gigante e lhe disse:

- Você me deixou, certa vez, brincar em seu jardim, e hoje você irá comigo para o meu jardim que é o Paraíso.

Naquela tarde, quando as crianças chegaram correndo, encontraram o Gigante morto, deitado de baixo da árvore, todo coberto de flores brancas.


(parte final de “O Gigante Egoísta” )
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 30/11/2010
Reeditado em 26/11/2016
Código do texto: T2645404
Classificação de conteúdo: seguro