AUTO CONFIANÇA
A discussão ia acalorada, num grupo de amigos, a respeito do quanto, de um modo geral, as pessoas são sugestionáveis, pois basta alguém emitir uma afirmação qualquer, do tipo: "Fulano como você está gordo!", para gerar hesitação, dúvida, desânimo, temor... Raramente encontramos alguma pessoa que não esteja reclamando de alguma coisa, seja o que seja, do clima, do governo, da crise, do time de futebol, etc., etc., que não mude a cada opinião ou crítica que receba, tornando-se, muitas vezes, joguete do que os outros dizem.
À ocasião alguém narrou o seguinte: um homem vivia na beira da estrada e vendia laranjas. Não tinha rádio e, por deficiência de vista, não podia ler jornais, mas, em compensação, vendia boas laranjas.
Colocou um cartaz à margem do caminho anunciando a mercadoria e, ficou por ali, gritando quando alguém passava:
- Olha a laranja especial!
E as pessoas compravam. Com isso aumentou os pedidos, e acabou construindo uma bela mercearia.
Então, mandou buscar o filho para ajudá-lo a tocar o negócio e, alguma coisa aconteceu.
O filho, sujeito preguiçoso e pouco afeito ao trabalho, veio e disse:
- Papai, o senhor não tem ouvido rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria e a situação internacional é perigosíssima!
Diante disso, o pai pensou:
- Meu filho estudou na Universidade. Ouve rádio e lê jornais, portanto, deve saber o que está dizendo...
- E então reduziu os pedidos, tirou o cartaz anunciando as laranjas, e não ficou por ali apregoando sua mercadoria.
As vendas caíram do dia para a noite, e ele disse ao filho, convencido:
- Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!...
Fiquei a meditar que as situações das vidas humanas se assemelham à imagem de um lindo tapete. Olhado do lado direito é um trabalho de arte intrincadamente tecido, reunindo fios de diferentes tamanhos e cores para formar um desenho inspirado.
Mas, virando-se o tapete pelo avesso, vê-se uma confusão de fios, uns curtos, outros compridos, alguns inteiros, outros cortados e amarrados saindo em várias direções.
Da mesma forma, as pessoas são diferentes nas suas reações, embora algumas até se assemelhem; umas sentam à margem da estrada desanimadas por este ou aquele comentário; outras são estimuladas pelas críticas e partem à ação e criam obras imorredouras.
No início do século XX a esposa do Sr. Hugo Bentz, irritada com o pó de café assentado no fundo da xícara, e, apesar do ceticismo do marido, recortou um papel e criou o primeiro filtro de papel.
A Senhora Melitta Bentz por desafiar o estabelecido e não se deixar sugestionar pelas insinuações negativas do esposo iniciava então um império hoje conhecido como Melitta Filtros de Papel, que fatura em todo o mundo mais de 1,5 bilhão de dólares ao ano.
Imaginem se Thomaz Edson desse ouvidos aos que o acusavam de perder tempo tentando inventar a lâmpada elétrica? Quantas centenas de exemplos a história registra...
Mohandas Gandhi, o libertador da Índia do jugo inglês, afirmava:
- O homem não tem de obedecer a ninguém senão ao seu próprio Eu! E concluia:
- Aquele que não é capaz de governar a si mesmo, não será capaz de governar os outros!
Einsten, Freud, Sócrates, Buda, Gandhi, Da Vinci, Darwin, Edson, Jung e vários outros mudaram o modo de pensar de boa parte da humanidade. Conhecê-los e pensar com eles é algo imprescindível para nossa segurança no pensar e agir sem temor.
A certeza, que nos dá a fé, é um sexto sentido que transcende o intelecto sem contradizê-lo...