BRASILEIRÃO

Muito se diz sobre a atual forma de disputa do Campeonato Brasileiro.

Alguns são a favor, outros, como eu, contra.

Não gosto de ponto corridos, apesar de muitos dizerem que esta é a forma mais justa de um time ser campeão, particularmente não acredito nisso.

E só ver o ano passado, quando o Flamengo foi campeão, ou você acha que o Flamengo era o melhor time do país na época?

Com certeza não era.

Internacional e São Paulo eram infinitamente melhores que o Flamengo, no entanto, os mesmos foram prejudicados nas últimas rodadas do campeonato, pelos seus rivais.

Neste ano tudo leva a crer que veremos o mesmo filme.

As rodadas finais, que deveriam guardar os melhores momentos do campeonato, parecem um jogo de cartas marcadas.

É muito difícil realizar um campeonato de pontos corridos no Brasil, principalmente, quando, alguns estados têm até seis times jogando na divisão principal.

Só o estado de São Paulo tem Guarani, Santos, São Paulo, Palmeiras, Grêmio Prudente e Corinthians e o do Rio tem quatro, Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo, em um campeonato com vinte clubes, esses dois estados possuem nada menos que cinqüenta por cento dos times.

Além de serem rivais por estarem no mesmo estado e disputarem o campeonato regional, realizado no inicio do ano, há, também a rivalidade regional, criada no extinto torneio Rio-São Paulo.

Na Europa onde este sistema de campeonato há anos é utilizado é bem diferente, lá há equipes rivais, mas a quantidade de times rivais, da mesma cidade ou região é bem menor.

Temos que observar também, que temos um péssimo calendário e que na a maioria das vezes um time começa o campeonato com uma equipe e termina com outra, pois no meio do campeonato perdeu a maioria de seus principais jogadores.

Mas o que mais prejudica esta fórmula é o equilíbrio dos times participantes, enquanto nos campeonatos europeus dois ou três times têm reais chances de se sagrarem campeões no final da temporada, aqui, a maioria tem condições de se sagrarem campeões, excetuando dois ou três times.

Sem contar, que, com o mata mata o campeonato fica muito mais emocionante.

Quantas finais de campeonato guardamos em nossa memória?

Quantos foram os jogos inesquecíveis que marcaram as finais do Campeonato Brasileiro, que causaram polêmicas e até hoje estão vivos em nossa memória causando polêmica?

Agora, uma pergunta, me responda sem pensar, qual jogo, dede que começou os pontos corridos no campeonato brasileiro você jamais esquecerá?

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 29/11/2010
Código do texto: T2643577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.