TUDO PASSA

Em toda parte os malandros, considerados espertos se apresentam como que vitoriosos. Em toda parte o crime, a violência... Estes são dias de insensatez e cálculo para o mal.

Certamente há uma avalanche de loucura ameaçadora.

Fatos que ocorrem nos mais distantes rincões da terra são mostrados quase que de forma instantânea pelas televisões do mundo. É tanta mensagem pessimista que os terapeutas recomendam que não se deve assistir telejornais antes de dormir; outros, até proíbem assistir em qualquer horário. As razões são óbvias...

O estúpido assassinato de uma menina - com cinco anos de idade - num carro que se envolvera numa simples colisão no trânsito de São Paulo, onde um sujeito, desvairado, descarregou o revólver contra o veículo ao qual perseguira após o ocorrido; o mais que bestial estupro e assassinato de um bebê de sete meses em Goiás, deixando estupefata a população da cidade, a ponto de um grupo de moradores arrancar o maníaco da cela em que estava preso e matá-lo a pauladas, largando-o estendido no meio da rua, numa cena nada agradável.

A televisão mostrou em Minas Gerais, pessoas ansiosas, vestindo, cotidianamente, coletes à prova de balas. Outras, não viam o momento de portarem o seu, tal o grau de pavor de serem baleadas.

Nem é preciso lembrar o que acontece em tantas outras cidades brasileiras...

As cenas mostradas fazem com que inúmeras pessoas, num total pessimismo, no esquecimento de Deus, cheguem ao absurdo de dizer: "Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais..."

Dias difíceis... Sim, é preciso reconhecer. No entanto - por mais paradoxal que possa parecer -, jamais houve na Terra tanto amor fraternal e tanta bondade.

É óbvio e ululante: veicula-se mais a maldade do que a bondade, o escândalo do que o bom-senso. Todavia, há inumeráveis pessoas que acreditam e trabalham pelo ser humano, pelo seu próximo, augurando o surgimento da era da paz, da fraternidade.

A propósito, falando do Estado de Minas Gerais, lembro que lá viveu o "homem chamado amor": Chico Xavier...

São incontáveis ONGs, entidades beneficentes, com um enorme contingente de voluntários, que são como verdadeiros fachos de luz clareando o caminho dos oprimidos, atuando em todas as áreas de ação. Isto a televisão nunca mostra. Se, para cada acontecimento negativo que mostrasse, exibisse o outro lado, o do bem, da bondade, as impressões seriam diferentes...

Por esta razão, apesar de tudo, não cultivemos o pânico. Por maiores e assustadores os fatos em dias que tais, lembremos: acima de tudo, Jesus está no leme da embarcação de nossas vidas e, se o mal fosse soberano, não haveria razão para o cultivo de sentimentos nobres e a vida, o Universo, sem sentido se tornariam...

Estudemos e trabalhemos sem cessar, com os olhos postos em nosso futuro espiritual, vivendo otimistas e plenos sempre.

Tudo passa. Só o que vem do Céu permanecerá... O resto, nada é para sempre...

Unamo-nos a aqueles heróis anônimos do bem e projetemos o homem, ajudando-o a ser livre e ditoso, pois, repetimos, tudo passa...

A propósito, onde estão os guerreiros conquistadores, os "grandes" da Terra? Alguém lembra seus feitos? Entrementes, as nobres realizações das grandes almas, sempre que evocadas pelas criaturas, despertam excelentes estados de espírito, desde uma Madre Tereza, de Calcutá, a uma Irmã Dulce, em Salvador, até a incontáveis outros ajudando a tantos desgraçados mundo afora...

Mantenhamos o otimismo e tenhamos a mais legítima certeza que: TUDO PASSA!

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 29/11/2010
Reeditado em 29/11/2010
Código do texto: T2643282
Classificação de conteúdo: seguro