POBRES MENINOS POBRES …..

     Era um dia de semana normal, como qualquer outro. Sai de casa como sempre e seguindo a habitual rotina, passei em frente a um amontoado de casas pobres que muitos de nós, de uma forma cínica para não dizer cruel, chamamos de comunidade.

     Naquele dia o que me chamou a atenção foram dois meninos muito magros, mal vestidos e descalços que tentavam acender um cigarro comprido que, soube mais tarde, era maconha.

     Os dois meninos, na verdade duas crianças que talvez  não  tivessem  mais  de dez   anos  e  aquela trágica cena, que  infelizmente  é   banalizada em muitos cantos do país, me deixaram chocado. Sinceramente, não sabia o que dizer ou o que fazer .

     Como se tivesse sido empurrado por uma irresistível força, parei em frente aos meninos que tragavam aquele cigarro mal cheiroso, com os olhos vermelhos e o olhar perdido num horizonte que provavelmente não lhes traria nenhum futuro promissor.

      Falei alguma coisa para os dois, que me olharam de cima a baixo e continuaram curtindo aquele cigarro como se fosse alguma coisa indispensável , maravilhosa e apetitosa.

     Uma mulher bateu de leve no meu ombro dizendo para que  continuasse meu caminho por dois motivos : primeiro porque minha presença ali não estava agradando a certas pessoas e segundo porque aqueles dois não tinham mais jeito, já estavam perdidos. Quer dizer, duas crianças sem futuro e condenadas pela vida que alguém escolhera para ambas.

     Segui em frente sem olhar para trás mas com um enorme espinho cravado no meu coração. Eu estava chocado, indignado, revoltado e absolutamente impotente para naquele momento fazer qualquer coisa, tomar qualquer atitude.

     Aquela cena me perseguiu durante todo o dia e comentando o assunto com alguns colegas, percebi que a indignação não era só minha mas de muitos e a solução, infelizmente, poderia estar nas mãos de poucos e incompetentes.

     A pergunta que se faz é, de quem é a culpa ? Quem são os responsáveis ? Onde exatamente começa o desvio de crianças que nascem inocentes e cedo, muito cedo caem nas armadilhas do vício e do tráfico ? Os meninos têm culpa por terem nascido? Mas se nasceram, não foi por descuido, precipitação, desconhecimento ou simplesmente burrice de seus pais ?

     Conversando com um colega, que também é professor, chegamos a conclusão de que somos um país sub-desenvolvido principalmente por não investirmos nas crianças, mesmo antes de terem sido concebidas.

     De que adianta criarem obras faraônicas, monumentais, demagógicas, impressionantes e impressionistas se nosso ensino público é uma verdadeira lástima, uma enorme calamidade ? Por que são exibidos nas nossas TVs tantos programas de vários estilos e formatos onde o que mais se vê são pessoas bem vestidas e bem sucedidas como se o Brasil fosse um país onde todo mundo tem um bom emprego, bons salários, ótimas moradias e principalmente magnífica formação moral e intelectual ?

     Por que não olhamos de frente, sem demagogia e falso moralismo para a questão da gravidez precoce bem como da violência doméstica ? Por que não evitamos o descontrolado e desvairado êxodo rural dando, evidentemente, melhores condições para que os mais humildes e que moram em cidades mais atrasadas tenham condições de  terem uma vida melhor e mais produtiva ?

      Além do mais, gostaria de saber porque motivo uma educação sexual séria não é matéria obrigatória nas escolas, tanto particulares como nas oficiais ? Por que tantas meninas que ainda brincam com bonecas se deixam engravidar ou por burrice ou pelo mais absoluto e completo desconhecimento e desorientação ? Tenho inúmeras dúvidas e várias perguntas mas será que terei repostas ?

     Ao ver aqueles dois meninos envolvidos com drogas me decepcionei porque percebi que como muitos, nada faço para que fatos tristes como esse que estou narrando possam ser evitados.

     É verdade que não tenho condições de consertar o mundo mas, bato a mão no peito em mea culpa e repito sem nenhum pudor que posso e vou tentar fazer mais alguma coisa, por mínima que seja. O que não devo fazer é me acomodar.

     Cada passo que eu der no sentido de orientar, mostrar , esclarecer, dar exemplo e porquê não, rezar, pode fazer a diferença. Neste momento milhares, quem sabe milhões, estão fazendo a mesma coisa .
    Juntos graças a essa corrente poderosa, talvez daqui a algum tempo possa diminuir o número dos ....pobres meninos pobres.

 

 

 

                ************


        ....lamentavelmente, tenho que voltar a este triste assunto . O momento é oportuno . O texto originalmente foi publicado no Recanto das Letras em 02/06/2008.....







(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 28/11/2010
Reeditado em 28/03/2013
Código do texto: T2641599
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.