Favela ou assoprando a cinza.
 
 
“Considerada oficialmente a primeira favela do Rio de Janeiro, o Morro da Providência, que fica atrás da Central do Brasil, foi batizado no final do século 19 como Morro da Favela, daí também a origem do nome (substantivo) que se espalhou depois por outras comunidades carentes do Rio de Janeiro e do Brasil. Os primeiros moradores do Morro da Favela eram ex-combatentes da Guerra de Canudos e se fixaram no local por volta de 1897. Cerca de 10 mil soldados foram para o Rio com a promessa do Governo de ganhar casas na então capital federal. Como os entraves políticos e burocráticos atrasaram a construção dos alojamentos, os ex-combatentes passaram a ocupar provisoriamente as encostas do morro - e por lá acabaram ficando. O fato de ter sido a primeira favela do Rio, no entanto, não é consenso entre os especialistas. Para muitos, o Morro da Favela, pela localização, era sim a comunidade mais visível. Nessa mesma época, final do século 19, já existiam núcleos de mesmas características em outras partes da cidade, como no Morro do Castelo e no Morro de Santo Antônio, ambos no Centro.”
 Fonte: Yahoo respostas.
------------------------------------------------------------------------------
 Desde o inicio por simples “descuido” dos governantes desgorvenados, como sempre, surgiram os primeiros embriões do monstro que eles próprios criaram.
Depois do atentado ao Presidente Prudente de Morais, se não estou enganada, as dificuldades econômicas aliada a burocracia que até hoje serve de entrave em nossa vida política, juntamente com o Interventor do Rio de Janeiro (hoje governador) por não ser prioridade contribuíram muito,para formar um aglomerado de pessoas carentes.
Era muito mais cômodo deixar o povo “ se virar “ sozinho do que fazer casas para acomoda-los.
Nas favelas muita gente trabalha, leva uma vida decente e honesta no meio da podridão que a miséria e a pobreza trazem. Favela virou ponto turístico, mostrar ao mundo nossas mazelas virou atração, afinal esgotos a céu aberto, crianças barrigudas e tiroteio diário num lugar onde a guerra é contra a miséria, é raridade...

O povo “se virou” e agora?
Hoje se quer combater o mesmo aglomerado que fugiu ao controle, para falar bem a verdade está totalmente incontrolável; estão sendo tomadas medidas extremas, exportando e espalhando bandidos (ou não) pelo Brasil inteiro.
Quem nos garante que eles não voltarão num futuro bem próximo?Até quando manterão a ordem pela força? O que acontecerá a outros Estados e cidades diante do “presente” que são esses marginais?

 Para mim estão apenas assoprando a cinza.A brasa continua viva...
Com tanta gente presa e poucas penitenciarias, sem a mínima segurança, onde serão colocados esses bandidos?  Um trocadilho infame, mas verdadeiro “as cadeias estão soltando ladrões pelo ladrão”, me diga se não é verdade?
Na cadeia de segurança máxima que de segurança não tem nada,muito menos de máxima, onde se permite visitas e de onde partem as ordens para agressões a sociedade de todas as formas,só pode ser piada de mau gosto!
É muito lindo, todos querendo acabar com o problema, soldados tanques, etc. etc., nas ruas e becos lutando contra os traficantes e meliantes (termo usado pela policia).
Só por curiosidade,você sabe quanto ganha um “olheiro”, apenas para avisar aos traficantes, que a policia está subindo o morro, soltando foguetes ou por radio? Mais de cem Reais por dia.
Qual adolescente e até mesmo criança pobre acossada pela mídia do consumismo  vai recusar o trabalho bem remunerado com pouco esforço, para depois aderir de forma definitiva ao tráfico e levar uma vida de luxo?
É uma conta bem fácil de fazer, e uma escolha também, ele pode ganhar cem por dia enquanto sua família ganha salário mínimo (mínimo mesmo) ou um salário mínimo e meio, para “ralar” o mês todo! A escolha já está feita!
É uma previsão tão clara e tão lógica que chega a ser enervante!
A solução para essa monstruosidade criada por pura estupidez e desleixo das autoridades ( na maioria ladrões escondidos atrás de seus cargos)que abusam da sorte, quando desprezam a população menos favorecida, reinvidicando salários astronômicos para fazerem posse em Brasília. É insultante para não dizer desavergonhada; eles se fazem de “morto” até quando o fogo bate na porta de sua casa (ou mansão),daí saem desesperados procurando uma saída de emergência, esquecidos que não construíram uma!
A solução?Uma incógnita a ser decifrada!
Talvez esteja na melhor distribuição de renda, educação, vida e salário dignos, sei lá mais o que, quer saber é melhor deixar pra lá,tudo isso não passa de sonho...
Convém esperar para ver o desenrolar dos acontecimentos  futuro, mas já se sabe que dominar uma horda de esfomeados de justiça é muito complicado...
 
 
M.H.P.M.