A LÍNGUA É FOGO

Conta-se que um senhor mandou seu servo ao açougue e disse-lhe com ar superior:

- Quero que me tragas o melhor bocado que encontrares.

Para atender a recomendação do amo o servo trouxe-lhe uma língua bovina.

Dias depois o senhor chamou novamente o mesmo servo e deu-lhe a seguinte ordem:

- Traga-me do açougue o bocado mais ordinário que encontrares.

O servo, como fizera da vez primeira, trouxe uma língua.

- Que quer dizer isto? - protestou indignado o senhor, para qualquer recomendação, trazes-me sempre uma língua?!

O servo que era filósofo, aliás, dotado de alto saber, explicou com gravidade mordaz:

- A língua é quanto há de melhor e, também de pior. Se bondosa, nada há de melhor; se maldizente, mentirosa, nada haverá de pior...

Se procedermos análise retrospectiva sobre as pessoas vida afora, em todos os tempos, notaremos de maneira indiscutível, que foi e sempre será pela língua que se corporifica o bem e o mal.

Recordemos , por exemplo, Adolf Hitler deblaterando no alto do Terceiro Reich, incitando as multidões à discriminação racial, à ambição, à guerra, ao mal.

Por outro lado, evoquemos Gandhi, o poeta da não violência, pregando a paz e libertando seu povo do jugo estrangeiro.

De outra parte, rememoremos os grandes mestres da humanidade: Sócrates, Confúcio, Buda, e o maior de todos, Jesus Cristo, sempre usando a palavra para ensinar e conduzir os povos que os ouviam.

Portanto, a língua, no escoar dos milênios tem sido objeto de exaltação do belo, do bem, do amor, etc., ou do mal, de muito desar, da pequenez de espírito, de grandes tragédias.

Constam na história estragos inimagináveis cuja causa foi a língua.

Nos dias de hoje encontramos criaturas que, de forma bizarra, sem o menor comedimento usam a língua para conseguir seja o que seja, vantagens pecuniárias, notoriedade, etc., etc..

Quem não foi ainda, vítima da língua de alguém, mais dia menos dia sê-lo-á talvez, e, pior se for alguém que usa pele de cordeiro, mas que não passa de lobo(ou loba), espécie de sepulcro branco por fora, mas por dentro cheio de sujidades, conforme disse o Cristo. É bom precaver-se...

Mas, ainda bem que o tempo pode colocar cada um em seu devido lugar.

Quem sobe às cumeadas do sucesso mentindo, prejudicando outrem, mais rápido do que se possa conjeturar descerá ao rés do chão, porquanto o homem é herdeiro de seus pensamentos e de suas palavras...

Pululam nos noticiários, fatos abrangendo almas ignóbeis que usaram mal a língua e estão pagando caro por isso...

Tenhamos a mais absoluta convicção de que o Apóstolo Tiago estava coberto de razão quando disse: "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno"(Epístola de Tiago, Capítulo 2. vv. 5 e 6).

Mas, deploravelmente inúmeras criaturas que se dizem "religiosas", não entendem o que diz o apóstolo e fazem tudo para provar que a língua é fogo...

Todavia, como o destino prega peças, as mais esdrúxulas, muita gente ver-se-á obrigada a pedir ajuda às pessoas que maldizeram, caluniaram, maltrataram, pois, afinal, ninguém sabe o dia de amanhã...

Para o bom entendedor, diz o ditado, meia palavra basta...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 27/11/2010
Reeditado em 16/10/2012
Código do texto: T2639186
Classificação de conteúdo: seguro