A SERPENTE E A POMBA

Comentava, dias atrás, a respeito de pessoas tredas, que apresentam externamente uma pele de ovelha, porém internamente são lobos matreiros que, com voz melíflua engodam e conquistam os incautos e de boa fé, levando-os às mais fragorosas decepções.

Com tais atitudes, comumente, são causa de grandes dissabores para muitas pessoas e, por isso lembrei-me da fábula da onça e a raposa que li alhures, e revolvi parafraseá-la criando outra sobre a serpente e a pomba.

"Era uma vez uma serpente que morava numa toca existente ao pé do tronco de frondosa árvore em verdejante bosque.

O astuto réptil se especializara em atacar os pássaros que constantemente vinham ali próximo para ciscar nos ramos secos sob a árvore.

Havia uma família de pombas que fora quase totalmente dizimada pela serpente, compondo-se agora, apenas de mãe e filha.

A mãe sempre dizia à pomba filha:

- Tomai cuidado com a serpente, filha minha, ela já matou até teu pai!

- Ora, mamãe, retrucou a pomba filha, eu sei me cuidar, não se preocupe.

Assim os dias foram passando e a serpente, extremamente cruel, a cair sobre suas vítimas com facilidade até.

Certo dia, a pomba ciscava próximo ao local onde se entocava a cobra, ouviu uma voz canora a dizer:

- Ô pombinha, como vai, tudo bem? Chega mais, vamos conversar...

A pomba olhou para trás e viu a serpente com olhos de fada a olhá-la, então respondeu, perguntando:

- Como poderei me aproximar se você me comerá?

A cobra então redarguiu:

- Que nada pombinha, eu mudei; agora quero ser amiga de todos os pássaros do bosque; não há porque me temer!...

A pomba, fascinada, aproximar-se-ia, entretanto sua mãe apareceu, gritando:

Filha, não chegue que ela te come!

A serpente olhou à pomba mãe e disse:

- Pois fique a senhora sabendo dona pomba, agora sou de paz; não quero me alimentar de pássaros, nunca mais!

A pomba mãe, sem crer no que ouvia, chamou a filha e ambas voaram na direção de outras árvores. A mãe dizia à filha:

- Nunca te aproximes daquele réptil; comer-te-a sem dúvida; não confie nele...

A pombinha rebateu:

- Mas a cobra está mudada, não percebeu? A senhora não viu o modo de agir, de falar?

- Olhe, minha filha, disse a pomba mãe com ares de preocupação, quem avisa amigo é!

O incidente foi esquecido, e os dias se passaram, quando, certa feita, a pombinha ao descer próximo à toca da cobra para ciscar e, crendo na sua amizade, foi por esta devorada..."

Moral da história: uma Serpente é sempre uma Serpente!...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 26/11/2010
Reeditado em 18/09/2013
Código do texto: T2638134
Classificação de conteúdo: seguro