DEIXE A RAIVA SECAR !

Minha nonna Assunta, costumava dizer, quando algo acontecia e deixava com raiva alguém da família: "Deixe a raiva secar"

Lembro-me de uma vez, que duas de suas noras, tiveram um desentendimento sério.

Uma delas veio e contou o caso para ela, e finalizou dizendo que estava doida de raiva.

Minha avó então disse a costumeira frase: deixe a raiva secar.

E acrescentou: vai ver não foi com essa intenção que você acha que foi, de tempo ao tempo, ele tudo esclarece e acalma.

A outra nora, fez do mesmo jeito, veio contar, e reclamar da atitude da cunhada.

E as palavras foram semelhantes.

Ambas, respeitavam muito a bondosa e paciente sogra, e assim procederam.

Deixaram a raiva secar ! E depois de seca, voltaram a se falar, como boas amigas que eram, e viram que tudo não passou de um mal entendido.

Hoje em dia, penso que essa frase está sem uso. O mundo anda tão raivoso, as pessoas estão fazendo dele um campo de guerra.

A ausência de paciência e bondade, está levando as pessoas a sentirem muita raiva.

Em um ciclo de palestra, sobre as doenças do humor, que participei como ouvinte, durante dois anos, no Hospital das Clínicas em São Paulo.

Os médicos psiquiatras, que ministravam o curso, eram enfáticos ao afirmar, que a raiva mata.

E mata mais do que cigarro, obesidade, e sedentarismo, juntos. Isso esta comprovado cientificamente.

E ainda acrescentavam eles, quando a aula era sobre Depressão, que a raiva é um dos sintomas, que está presente no quadro depressivo, na grande maioria das vezes.

Há estatísticas, vinda dos EUA, que a raiva causa danos serios a saúde, como aumento da pressão arterial, gastrite, úlcera. Essas e outras doenças, podem aparecer decorrente de um surto de raiva que não passa, fica ali sendo curtido, por dias, semanas, meses e até anos.

Esses dias, presenciei um caso assim: uma senhora, que conheci no consultório médico, me contou que tinha tanta raiva do seu ex-marido. Pois, antes de deixa-la, ele já havia formado uma nova família com filhos e tudo.

Já se passou quatro anos da separação, mas a cada dia a raiva que, ela sente por ele, só aumentou.

Decorrente desse sentimento, ela já teve duas úlceras, e está com pressão arterial elevada, e não normaliza nem com medicamentos.

Devido as informações médicas, e por assistir na prática, casos em que a raiva, realmente minou a vida de quem a cultivou, procuro não lhe dar alimento.

Sempre que algo me contraria, lembro da minha nonna Assunta, recomendando: deixa a raiva secar !

Lenapena
Enviado por Lenapena em 26/11/2010
Reeditado em 27/11/2010
Código do texto: T2637667