A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA


Continuando: quinta-feira, 25/11/10

Quando a imagem é mais forte que a palavra.
Na Penha o comércio fechou mais cedo e Bancos também.
O narcotráfico chega ao Rio com apoios impensáveis. Instalam-se nas áreas de gente carente e de acesso difícil. Dominam os moradores que vivem sob este império e obedecem à custa da própria vida.

Os mais jovens são aliciados como ajudantes e consumidores da cocaína, maconha e craque.
 
Sentem-se tão poderosos e seguros que chegaram ao extremo de invadirem a Igreja da Penha que é um dos símbolos mais bonitos e queridos do Rio, quando se chega à cidade.
 
De lá de cima e em meio à fumaça lá em baixo, com a queima de veículos, desafiam os policiais que devolvem os tiros sem conseguir tirá-los dali. Um absurdo.

Falo com tristeza.

Eles estão atacando na Vila Cruzeiro, Inhaúma, Maré, Nilópolis, Av. D. Helder Câmara, Caxias, Jacarezinho. Já atuaram no Bairro Peixoto de Copacabana, na Barra na Av. Ayrton Senna, até em Cabo Frio, enfim em inúmeros lugares da cidade, Niterói e São Gonçalo e do Grande Rio.
 
Usam muito os rapazes jovens já corrompidos em motos para a estratégia de espalhar incêndios e temor pela cidade; mas o objetivo principal é fazer deslocar a polícia para muitas direções, tentando diluir seu poder de força e contenção da ordem.

Os carros incendiados parecem, que mais de cinqüenta, são aqueles que eram assaltados para serem usados a assaltos a bancos ou outros planejados. Agora os traficantes param um motorista e seguem no carro dele levando o veículo para lugares combinados distantes da polícia e ali, rapidamente o incendeiam e partem para mais ações. Ficou sabido por um proprietário que teve seu carro assaltado e tomado e ,de longe viu seu carro ser incendiado, e fugiu e veio contar á polícia,

Os canais de TV estão com o prato cheio para mostrar imagens dantescas.
A mídia não ajuda: quer audiência para vender promoções dos supermercados, e das Casas da Bahia e um monte de coisas desnecessárias.

Foram encontradas três caixas grandes, aproximadamente um metro de altura e lados, fechadas a cadeados, numa praça em Ipanema,próxima a uma guarita de guarda policial e outros dois locais. Os passantes se afastaram apavorados. Foi chamado a policia e o esquadrão de bombas. E explodiram a caixa. Não tinha nada dentro: era uma propaganda de uma promoção do Faustão.

A polícia está atuando com inteligência e coragem. Mapearam tudo e estão com o plano de ir protegendo as diversas populações se instalando em cada UPP, Unidade de Pacificação da População, se não me engano, e no ali se instalarem levam segurança aos moradores, e os bandidos vão se afastando.

A retirada dos traficantes é o objetivo, que, no momento parece que estão mais aquartelados no Morro do Alemão, que é constituído de muitas favelas.

Estão bem aparelhados de veículos apropriados, motos, helicópteros e outras coisas que é privativo das forças atuarem. A Marinha já dispôs de veículos de apoio. A Policia Rodoviária está a postos nas vias de acesso e saída do Rio, e o Governo do Estado recebe o apoio do Governo Federal. Mais de 17.000 PM estão atuando.

É lindo este empenho ganhando tão pouco, e muitos perdendo suas vidas.

A TV informa mais de 28 mortos, 176 presos, armas, fuzis, espingardas e dinamite, coquetéis molotof, granadas, uma tonelada de maconha e outras coisas horríveis.
Em um bairro da cidade, as ruas desertas, uma moradora falou e me impressionou:

                                                “O silêncio incomoda”.

Antes de ontem, na hora do rush, o Centro da cidade estava deserto!

Mas uma coisa boa é a voz do Secretário de Segurança Pública José Mariano Belchior: que diz que a Polícia tem capacidade de combater os bandidos.
E mais, que os boatos são os inimigos e beneficiam os traficantes

                                            - - -

Ligo a TV e fico sabendo que a POLICIA NO SEU TODO CONTINGENTE ocupou o Morro do Alemão:
 A área onde ficavam os últimos traficantes. 
O povo está confiante, com o coração apertado.

É uma novela verídica que está ocorrendo. Que Deus proteja a todos nós e ao Rio de Janeiro
 Que amanhã nasça o dia com melhores notícias.