A GUERRA CIVIL NÃO DECLARADA

A propósito da escalada da violência no Brasil, inclusive a exemplo do que sucede no Rio de Janeiro, onde grassa autêntica guerra civil, matutava indagando de mim mesmo: "onde a origem de tanta violência; de tanto mal; tanta dureza de coração; tantas injustiças sociais, onde os ricos cada vez mais ricos; os pobres, esses, cada vez mais pobres?".

Beirava as raias da revolta, do descontrole emocional, quando lembrei, a justo tempo, de que ouvi há algum tempo, renomado conferencista falando a respeito da "dureza" das criaturas, mais ou menos assim:

- Conta-se que, certa ocasião, o Diabo tomou as aparências do Divino Mestre e, com maneiras sacrílegas, aproximou-se da multidão reverente e assombrada. Uma pessoa do povo acercou-se de Satanás e indagou:

- Senhor, como saberemos quais são os maiores no Reino da Terra?

- Em verdade vos digo que os maiores no Reino do Mundo serão aqueles que souberem usar a mentira com as mais belas cores.

- Conquistarão a glória dos cimos quantos conseguirem o grande prêmio das atitudes escorregadias e despistadoras. Respirarão os ares da montanha terrestre todos os que defenderem, zelosamente, seus próprios bolsos, atentos aos códigos dos convencionalismos exteriores.

- Viverão nos pináculos os que desempenharem a função de "sal" dos grandes negócios, fáceis e lucrativos; os que amontoarem camisas, esquecendo a nudez dos semelhantes, os que monopolizarem a comida, esquecendo a fome da vizinhança.

- Crescerão em destaque os que exercerem a tirania, fazendo valer caprichos pessoais acima do direito dos outros. Os que nunca passaram pela dependência e se apegam à liberdade de tudo fazerem sem consultar a ninguém; os maus e perversos, que apresentarem suas obras com a decência do mundo.

- Escalarão eminências prodigiosas quantos avançarem sem escrúpulos de qualquer natureza, de modo a se mostrarem no topo da escada do interesse imediato; ganharão alturas incomensuráveis na Terra os que melhor anularem os seus irmãos; os que, em lugar no "amai-vos uns aos outros", exercitarem o "armai-vos" e o "devorai-vos como puderes"; revelar-se-ão nas galerias da evidência aqueles que caluniarem como quem elogia, que perseguirem como quem ajuda, que destruírem o bem como quem combate o mal...

- Atingirão invejáveis cumes os que melhor confundirem a quem os ouça; os afoitos em possuir e os inteligentes na preservação das vantagens passageiras que lhes são próprias...

Muito mais falou ele, porém, creio que nem seria preciso, pois fica perfeitamente esclarecida a gênese da violência no Brasil e no mundo.

Narra se que Diógenes, na antiguidade, certa manhã foi encontrado na Ágora em Atenas, com a mão estendida pedindo esmola às estátuas.

- Que é isso? Não vês que são de pedra? - perguntou-lhe alguém.

E o filósofo respondeu: - Por causa da dureza dos vossos corações estou me habituando à recusa...

PEDRO CAMPOS
Enviado por PEDRO CAMPOS em 25/11/2010
Reeditado em 25/11/2010
Código do texto: T2635690
Classificação de conteúdo: seguro