SOMOS VICIADOS EM EMOÇÕES.
Flora, já havia dito que, com ele, não voltaria mais a se relacionar. Dele só tinha recebido traição, e desprezo.
Mas, durou pouco essa resolução frágil de Flora. Bastou Murilo acenar e lá estava ela, esquecida de tudo, e pronta para recomeçar o ciclo de sofrimento e decepção.
Esse não era o primeiro relacionamento doloroso de Flora, o anterior a Murilo, simplesmente a humilhava em frente aos amigos, diminuindo-a.
O anterior ao anterior, também não foi diferente. Flora repete comportamento destrutivo, impingindo nela dor, tristeza, frustação.
Leda, detesta olhar no espelho, se entristece ao ver-se vários e vários quilos, além do que precisa.
É comum se animar em começar um novo regime milagroso. Mais comum ainda, é vê-la, voltar atrás depois de poucos dias de dieta, e se entupir de chocolates, e potes de sorvetes.
Ficando com essa atitude, cada vez mais volumosa e infeliz, e buscando consolo pra esse estado de ânimo, em mais chocolate e mais sorvete.
Magali nunca chega no horário em qualquer compromisso marcado. A desculpa é sempre a mesma, tem muitos afazeres, uma loucura sua vida, diz ela.
Incorporou o atraso em seu dia a dia, e justificava-se sempre com tantas e tantas explicações que se perde no meio delas.
Resultado, sua vida não anda, e isso a deixa aborrecida, mas, não consegue mudar esse comportamento.
Habituou-se a ele, e o alimenta.
Quem de nós não conhece alguma ou algumas pessoas parecida com essas ? Viciadas nesses ou em outros comportamentos nem um pouco construtivos ? (ou quem sabe, nós mesmos ?)
Agora vem a física quântica nos dizer que esses comportamentos, não estão somente no campo do psicológico, mas já se tornaram vicios bioquímicos.
Explicam que, há cadeias de proteínas, chamados de PEPTÍDEOS, para a raiva, para a tristeza, para a vitimização, e outros, para combinar com todos os estados emocionais, que experimentamos.
Fiquei muito interessada nesse assunto, tenho lido bastante sobre ele.
E passei a observar, como na prática, o tal dos PEPTÍDEOS, vão tendo cada vez mais "apetite" e exigindo, mais e mais alimento.
Nós casos acima (todos reais) Flora viciou-se, na vitimização, e sempre repete: "não tenho sorte com relacionamentos". E descreve cada um deles, colocando-se em todos, como uma vítima. Sem perceber, que ela é vítima sim, mas de si mesmo.
Simples, Flora viciou-se em emoções destrutivas, e todo dia precisa oferecer combustível a elas.
Muito interessante essa descoberta, pois nós abre portas, para observar nosso comportamento, e ver o quanto estamos sendo construtivos ou não, em nossas emoções.
Que tipo de alimento estamos nos oferecendo.
Importante saber, que assim como nós viciamos em determinada emoção, ficando condicionados a ela.
Também podemos, nós descondicionar.
Portanto, só precisamos por mãos à obra, colocando nossa vontade, inteligência e disciplina, à nosso favor.
Agindo assim, vamos parar de dar alimentos nocivos aos nossos PEPTÍDEOS.
Assim como na maioria dos casos o corpo precisa de uma reeducação alimentar.
Nossas emoções também, precisam muitas vezes, serem reeducadas, descondicionadas.
E a boa notícia é que: é possível mudar, e viciar os PEPTÍDEOS, em emoções construtivas.
Depende de cada um de nós, primeiro achar que precisa mudar, e depois embarcar nessa tarefa árdua, mas que vale muito a pena.
Deixar de ser vítimas de nós mesmos, é tudo de bom !