"Mulher no volante, perigo constante"?

Rapazes, me perdoem pelo texto-desabafo, mas hoje estou brava com essa raça de homens!

"Mulher no volante, perigo constante". Muitos aqui já devem ter ouvido, ou até mesmo dito, esta frase. Quanta injustiça!

Hoje fui vítima de uma agressão verbal no trânsito e, confesso, até agora não entendi o motivo. Não que eu seja tonta a ponto de não perceber o que faço ou deixo de fazer quando estou dirigindo. O fato é que o sujeito olhou feio e disse, entre outras coisas, o intragável "só podia ser mulher". Isso tudo apenas porque eu estava aguardando o momento mais seguro para entrar numa movimentada via, após o retorno. O carro do 'bonitinho' estava atrás do meu (mas havia outra faixa à esquerda). Poxa, meu carro é 1.0. Conheço bem seu desempenho. Não vou colocar em risco a minha vida e a dos outros apenas porque há um apressadinho atrás de mim.

Aliás, imagino que seja isso que incomoda tantos homens no trânsito: o fato de a mulher ser cautelosa, de olhar trocentas vezes antes de alguma manobra, de parar na faixa de pedestre (com o pisca-alerta ligado!) para deixar o povo atravessar a rua...há algum crime nisso?

Pergunto ainda: por que será que seguro de automóvel é mais barato se feito em nome de mulher, hein? Por que será que homens morrem mais em acidentes no trânsito do que nós, belas e prudentes motoristas? E, olha, se damos aquela arranhadinha básica no portão, ou se catamos algum meio-fio, a ciência explica: biologicamente, a mulher tem menos noção espacial do que o homem.

Portanto, meninos, por favor, menos pressão. Se vocês querem chegar rápido sabe-se lá onde, simples: saiam de casa mais cedo. No mais, curtam a paisagem e, se tiverem que dizer alguma coisa no trânsito, que sejam palavras gentis (mas sem ironia).

Crisálida (Ângela Mendes)
Enviado por Crisálida (Ângela Mendes) em 25/11/2010
Reeditado em 25/11/2010
Código do texto: T2635304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.