O FRANCO ATIRADOR

1978 - Meus lindos e verdes 27 anos! Toda a juventude me veio à lembrança ao "reassistir" O Franco Atirador, filmado exatamente em 1978. Robert de Niro, meu ator preferido, no papel principal! Meryl Streep, fabulosa! Christopher Walker, lindo, melhor ator coadjuvante! Filme vencedor de cinco Oscars, incluindo melhor direção (Michael Cimino) e melhor filme. Conta a história de três amigos que vão para a Guerra do Vietnã e ficam traumatizados para sempre. Um deles perde uma perna e os outros dois voltam profundamente abalados pela experiência de participar de uma "roleta russa" à força.

Quem viu não esquece jamais, tenho certeza! O filme, porém, tem um senão. Aliás, como todos os filmes norte-americanos: eles sempre são os heróis. Em O Franco Atirador os vilões são os vietcongs.

Estávamos em plena Guerra Fria: Capitalismo (EUA) x Socialismo (URSS). A Guerra do Vietnã serviu para medir forças entre as duas superpotências e para fazer experiências com armas químicas. Os cineastas norte-americanos exploraram bastante o tema para mostrar os horrores da guerra. E a população norte-americana se mobilizou, exigindo a saída dos EUA do Vietnã (o que ocorreu em 1973). A Guerra do Vietnã foi considerada um verdadeiro fracasso para o capitalismo norte-americano.

Na época a gente se perguntava: mas o que significa "franco-atirador"? Hoje se sabe que um atirador de elite ou franco-atirador é um soldado especializado, que elimina inimigos com um único tiro de arma de precisão. O termo "atirador", em inglês "sniper", tem origem na Guerra Civil Americana do século XIX. Um oficial do exército do do Sul, criou um grupo de atiradores de elite para atingirem os oficiais do Norte à distância, desestabilizando seu comando. Esses atiradores foram recrutados entre os caçadores, que eram muito hábeis em caçar pássaros pequenos e rápidos: snipe. Por isso ficaram conhecidos como snipers. Durante a Primeira Grande Guerra, o Império Alemão utilizou snipers em suas tropas. Na Segunda Guerra, todos os exércitos tinham atiradores de elite. Na Guerra do Iraque, os EUA utilizaram muito os atiradores especiais nas áreas urbanas. Na Guerra do Líbano, os franco-atiradores alvejavam civis para causar terror.

As Forças Policiais só usam atiradores especiais como último recurso, ou seja, quando existe uma ameaça direta à vida de reféns. Quando recebem ordem para atirar, os atiradores da polícia devem atirar para matar. Exceção à regra são os casos de tentativas de suicídio em que os atiradores disparam apenas para ferir.

Comecei divagando, as lembranças foram aflorando, a curiosidade foi surgindo e eu acabei por preparar uma aula de História! Agora me bateu a saudade do tempo em que eu ministrava aulas de História Contemporânea, que sempre foi minha paixão. Ainda bem que existe o Recanto para eu extravasar essa paixão!

Giustina
Enviado por Giustina em 24/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2634333
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.