CRÔNICA – Que bobeira!!!

CRÔNICA – QUE BOBEIRA! – ESCRITA EM 23.11.2010

Ninguém pode negar, de forma alguma, os conhecimentos jurídicos do doutor Edson Quaresma, defensor do goleiro Bruno, da acusação do desaparecimento e morte da namorada Eliza Samúdio, caso que abalou o Brasil e ainda continua a mexer com os nervos de todo mundo, em face da crueldade do assassinato. O homicídio está envolvendo nove pessoas e o processo corre no fórum da comarca de Contagem, em Minas Gerais. As acusações mais veementes são contra o atleta e tal de “Bola”, ex-policial.

Não fora a impunidade que reina neste país, em todos os sentidos, não nos deparariamos com esse rumoroso caso, dentro do processo, quando o próprio advogado do indiciado declara alto e bom som, inclusive em gravações no Youtube, que é viciado em drogas. A OAB de Minas Gerais estuda puni-lo, de acordo com o regulamento, porquanto não se admite um advogado dormir em plena audiência de ouvida dos indiciados. Patente desrespeito às autoridades e às Leis do país. Acabo de ver na televisão a notícia de que ele pedira afastamento da causa.

De minha parte, mesmo sendo um leigo curioso, sempre notei comportamento abusivo desse causídico, eis que passou o tempo todo a criar apelidos estranhos para as autoridades do inquérito, numa tentativa de desmoralizá-las; não contestou com fatos e argumentos válidos as acusações que pesam sobre os ombros do seu constituinte, limitando-se a dizer que tudo era mentira da polícia; que o delegado encarregado do caso, doutor Edson Moreira, tentou extorquir o goleiro com a soma de dois milhões de reais; que nada do que a polícia fez constar dos autos pesa contra o acusado, tudo sendo invenção para prejudicá-lo; que ele e os demais indiciados foram torturados, embora não haja confirmação nos exames de corpo de delito, etc. Para se eximir das acusações alega que a tortura foi psicológica...

A meu pensar, que me permitam os leitores, não vejo qualquer interesse nas autoridades em acusar uma pessoa por mero prazer, capricho ou invencionice. Também não há como se acreditar em tudo o que os presos dizem, até porque tem aquele negócio da lei da sobrevivência, e em processo criminal o indiciado nunca se declara culpado, com raras exceções, e também não está obrigado a produzir prova contra si próprio.

Facílimo seria cada dizer onde estava naquele dia e hora do crime, pois aí, sendo confirmadas as declarações, claro que cairiam por terra todas as investigações da polícia. Mas ainda existe tempo de bolar esse álibi, bastando que a doutora Juíza revogue a preventiva deles, todavia está ficando tarde demais, até porque teriam de ser contatadas as pessoas que funcionariam como testemunhas.

O depoimento esclarecedor do menor foi esquecido, mesmo sendo tomado no calor dos acontecimentos e até por iniciativa própria. Agora, o senhor “Bola” também preso como culpado, é um santo, e seu advogado diz que o doutor delegado sempre fora seu inimigo, desde os tempos em que era aluno na faculdade de polícia. Até mesmo naquele telefonema que dera logo após o crime, numa quinta-feira, segundo notícias da quebra de seu sigilo, alega que estudava nas imediações, na escola. Não precisa ser formado em coisa alguma para conceber que tudo poderia ser mera criação de seu defensor e dele próprio.

Entendo que mentira tem calça curta. Com que interesse o doutor Quaresma iria fazer tal confissão não sou capaz de adivinhar, mas tenho capacidade de conjecturar, de raciocinar, até mesmo de questionar se não o fizera para tentar anular todos os atos processuais a partir de sua investidura na defesa do réu! Não estou afirmando, apenas desconfiando, e tenho o direito de fazê-lo. Todavia, bom que se diga que em direito, penso, não se pode pedir anulação de coisa alguma se o próprio agente deu causa a essa possibilidade. Não poderia ser diferente em hipótese alguma, e acho que as autoridades não vão engolir mais essa estratégia. Ganhar tempo é uma grande pedida, isso porque aqui tudo cai no esquecimento.

O que me causa profunda estranheza é no programa da senhora Sônia Abrão, boa jornalista, que vai ao ar às 15.00 horas, diariamente, na REDETV, do qual sou assíduo telespectador, se constatar posicionamentos amplamente favoráveis aos possíveis criminosos, por parte de advogado e de psiquiatra, que pregam a soltura imediata daqueles que consideram vítimas desse processo. Isso também é culpa da impunidade, e certamente, ganha maior audiência neste país das desigualdades. Aliás, esse programa, “A TARDE É SUA”, que faz opinião pública, virou uma espécie de delegacia, e tem ajudado muito na elucidação de crimes por este país afora. Agora, a doutora Sônia não deveria corroborar com essas opiniões desencontradas de pessoas que poderiam estar colaborando com a criminalidade.

Registre-se que um dos participantes já fora convidado, ao vivo, pelo defensor do “Bola” para ajudá-lo no dia do júri, prova evidente de que tem certeza de que seu constituinte teria participado do crime.

Foto: INTERNET - GOOGLE.

Fico por aqui.

Em revisão.

Comentários muito pertinentes publico abaixo:

 

24/11/2010 14h12min - Cassia Da Rovare:

Boa tarde Ansilgus, como sempre corroboro com teu pensar, isso tudo parece mais uma palhaçada. O tal Quaresma sempre se mostrou um boçal, desequilibrado e advogadozinho de porta de cadeia mesmo. Agora lança em rede suas mazelas com o crack, álcool, etc. o menor conduziu seu depoimento inclusive nem conhecia a cidade e levou direitinho os policiais e perito na casa do Bola. Usam as drogas como fator desqualificante do depoimento do menor. Assisti na íntegra ao vídeo e em nenhum momento ele estava nervoso, ou constrangido, mostrou tudo com riqueza de detalhes. É meu amigo, acho que somos palhaços mesmo. Quanto ao programa A TARDE É SUA, não perco um, rsrsrs, e acho aquele advogado outro Quaresma, e o psicólogo é daqueles que fica sempre em cima do muro pra ver qual lado vai cair. Hora ataca conforme o advogado presente, hora defende quando o mesmo é o Quaresma número 2. Vamos esperar que mais uma vez, não irão todos comer pizzas com molho a La Elisa Samudio, num grande bacanal orquestrado a drogas, mulheres, e Quaresminha como maestro. REVOLTANTE. Beijos meu querido amigo. Vc é fera.

Para o texto: CRÔNICA – Que bobeira!!! (T2634211)

 

 

24/11/2010 14h14min - Silvia Regina Costa Lima:

Como vai, poeta? ****Boa Tarde! **seu texto ficou bem reflexivo... *eu creio que, algumas vezes, Sonia acerta no tom e nos comentários que faz.. mas, em outras, a jornalista apresentadora de fofocas e causos erra demais na mão e passa dias e dias explorando a emotividade do povo e o sensacionalismo barato.. pena, porque é uma pessoa inteligente (a gente pode ver). Entanto, seu desejo exagerado por audiência torna o programa repetitivo e muito apelativo... Esse causo do goleiro se arrasta numa vergonha nacional.. mais uma... até quando?*** Há também - SEM DESTINO (Easy Rider) -- em meu pequeno poema de hoje ****** Um beijo azul com saudades

Para o texto: CRÔNICA – Que bobeira!!! (T2634211)


ansilgus
Enviado por ansilgus em 24/11/2010
Reeditado em 24/11/2010
Código do texto: T2634211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.