Vandalismo

Nada me entristece mais do que o vandalismo urbano,a falta de amor ao bem comum.
Ontem eu estava aqui escrevendo quando meu marido me chama e me mostra o vizinho de 19 anos,tentando arrancar o poste da placa de estacionamento proibido da rua,e conseguiu !
Só não o tirou do lugar pois nos viu e ai deixou, com  certeza para levar o troféu mais tarde.
Fico triste quando vejo isso,e se o infrator vem de família de posses ainda é pior,sempre achamos que podem ser mais esclarecidos,ter alguma educação,mas vejo que é até pior a falta de limite,porque o pobre só tem sua honra,sua vergonha para exibir e quando é correto não admite filhos vândalos.
O jovem em questão ainda nos desafiou com seu olhar,como quem nos diz : - "estão olhando o que? eu faço o que quero,tenho poder,minha mãe me deixa tudo,sou o reizinho "...
Nos lembramos dos jovens que queimaram o índio em Brasília...e na impunidade.
Eu não sou católica,mas respeito os Seres,e respeito os espíritos,ontem no Brasil se comemorava a nossa Padroeira,a Santa,a Nossa Senhora Aparecida,e eu só consegui elevar meu pensamento à ela e pedir que cuidasse desse jovens sem limites e ainda mais dos Pais sem limites,das mães sem limite,que acham que tem que dar tudo aos filhos "coitadinhos". Como psicóloga faço o que posso...Escuto sempre em meu consultório elas dizerem : "- Ah!  coitadinho do meu filho, ele está acostumado com frustração"!  isso quando tem que dizer ao filho que não pode comprar o tênis importado este mês,só no mês que vem...ou o aparelho de som,ou qualquer coisa material que engrosse seu consumismo.
Fico assustada como uma grande massa ainda não consegue ver que as atitudes do dia a dia são cruciais para a formação de conduta dos nossos jovens,acham que qualquer infração é travessura de criança.Não é gente!
Por favor cuidem das atitudes.
 Não se  mirem no exemplo de algumas autoridades(muitas) do nosso Brasil que acham correto mentir,omitir,roubar,dissimular,enfim todos exemplos nocivos à juventude.
Por favor Pais desse Brasil,prestem atenção aos modelos que estão dando à seus filhos,pois quando você tem uma postura diante da vida seus filhos estão de olho e amanhã vão reproduzir.
Destruir o bem público,as placas,os orelhões são atitudes que denotam que logo surgirá outra,a que destrói  pessoas, pois antes já houve a mentira em casa ,com certeza,  a mentira é o trampolim para as falcatruas,não permita!
Não permita que em nome do amor você não ensine os valores  morais como  a ética.
Lembre-se sempre que Ter é muito gostoso,nos enche de prazer,mas não a qualquer custo,nem tudo posso Ter,como a placa de trânsito que sinaliza a rua,como o orelhão que serve às massas.Se você tem o celular no bolso,alguém com certeza nem telefone tem e é para essa pessoa que o orelhão existe.
Preste atenção aos conceitos que vou reproduzir aqui,e reflita com seus filhos sobre eles.
"A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes.
Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.
Segunto Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas." Entende-se por instintos simpáticos aqueles que aproximam o indivíduo dos outros. (1)
Moral: (substantivo) 1. o mesmo que Ética. 2. O objeto da Ética, a conduta enquanto dirigida ou disciplinada por normas, o conjunto dos mores. Neste significado a palavra é usada nas seguintes expressões: "a moral dos primitivos", "a moral contemporânea" etc." (2)

Vou continuar minha reflexão!



(1) -Roux A. La pensée d'Auguste Comte. Paris: Chiron, 1920:254.
(2) -Abbagnano N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970:652.