Cobrança cívica

Um país envelhecido pelas promessas de campanha terá um governo novo e que tudo prometeu. Ninguém se engane com a Presidenta Dilma. Ela enfrentará inúmeros desafios para fazer um governo genuinamente seu producente e que lhe garanta a reeleição sem muito sacrifício. Estará cavando cada centavo dos cofres do Tesouro Nacional para investir do saneamento á Educação.

Terá um enorme bicho de pé no calcanhar, o PT, que dela tudo tentará controlar. Será um dar ou desce estupendo. É uma pena que os piores pecados que serão praticados, ficarão nos bastidores políticos governamentais e o povão não saberá jamais. Acho que já deve ter até começado e dele nada sabemos ainda, além do trivial.

Ela não poderá falar mal do governo anterior, porque foi quem a elegeu. Se descobrir alguma podridão cometida pelo governo Lula, duvido que ela passe a régua e feche a conta: tentará pagar sozinha e engolir o osso sem reclamar da dor goela abaixo. Terá que engolir os ossos e os espinhos que encontrar pela frente, calada e sem demonstrar qualquer choro. Esse é o preço dos louros conseguidos com a vitória que o Presidente Lula lhe deu.

Olhando o contexto todo e crendo que a Democracia, dessas formas todas de governar-se, é talvez, a menos falha, vale a pena acreditar que vivemos bem próximo do Estado de Direito. Envelhecidos, os caciques da lei afrouxam os cintos e vestem seus pijamas. A turma nova que desponta no Judiciário, parece querer acertar mais. Isso é além de louvável. Os poderes têm ganhado cara nova nos últimos anos. Já não dava mais para tolerarmos os absurdos do passado, onde o poder tinha um preço e a lei era desigual para ricos e pobres.

Voltemos à Presidenta Dilma Rousseff. Agora ela pode, assim como Obama. “ They can”. Nada de choros e lamentações. Esperamos um Brasil acertado e fornecedor de empregos, Saúde e Segurança Pública, alem, é claro, de muita Educação. O país está de vento em polpa. Arrecadação de tributos e de impostos em alta, crescimento econômico prometendo, ofertas de empregos em um crescente muito interessante.

Não nos esqueçamos, pois, das lindas promessas de campanha. Saibamos cobrá-las com o dever cívico. Não podemos permitir que nossas autoridades justifiquem um governo pequeno com lamentos, tentando por a culpa nos fantasmas de sempre. Quem detém o poder faz!

Em dezembro de 2011 já poderemos dizer para que veio o governo Dilma Rousseff. O erário está abarrotado de reais, o Tesouro Nacional inchado de dólares americanos, a Economia evidenciando sinais de crescimento e a sociedade crente e que terá um governo melhor do que o governo populista do Presidente Lula.

Vamos ver quem terá maior poder de fogo neste governo, se Zé Dirceu ou Palocci. O Presidente Lula será o censor mor deste governo que hoje promete cara própria? Hum..., vale pagar para se ver. Vamos torcer para que entre vencidos e vencedores o país cresça e torne-se a grande nação que todos nós tanto esperamos.