AMIGOS

Li em algum lugar, que alguns amigos são indispensáveis, e que também são simples como aquela estradinha de terra, onde do alto da colina podemos avistá-la inteirinha; sabemos aonde podemos ir, e a que lugar poderá chegar, são transparentes e confiáveis.

Outros chegam de repente, como estradas que só conhecemos por informação; totalmente desconhecida, mesmo assim, insistimos aventurando sem saber muito bem seus limites, é um caminho arriscado, desconhecido e perigoso.

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem o mesmo caminho ao nosso lado, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

Na nossa vida, conhecemos pessoas que vem e que ficam, tomam assento e participam e até influenciam as nossas decisões. Essas se tornam amigas, pouco a pouco fortalecem o elo da amizade. Outras apenas passam por nós. As vemos quase que diariamente, trocamos cumprimentos e até nos falamos, mas tais pessoas são apenas conhecidas, não temos por elas nenhuma afinidade. Não marcam a nossa vida.

Outras mais nos marcam para sempre, pois se aproximam, nos cativam, mostram-se de grande valor e depois de algum tempo vão embora e deixam uma enorme saudade.

Existem pessoas que se aproximam tanto da gente, cria-se, então, uma amizade tão grande que, apenas por não ter o mesmo laço sanguíneo, diverge de ser nosso irmão.

O poeta maior Vinicius de Morais disse que: Mesmo que as pessoas mudem, e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente por compartilhar as mesmas recordações.

Enfim uma certeza temos, cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que não nos encontramos por acaso.