A LUA: IMPULSÃO OU ATRAÇÃO?
 


Já dizia o senhor Voltaire, que em filosofia precisamos desconfiar tanto de tudo o que acreditamos entender muito e facilmente quanto das coisas que não entendemos.


Por conta, na falta do que fazer, daqui da minha janela, observava a lua sem ter a certeza se é a sua pressão que causa as marés ou se é o mar que gravita em direção a ela. Explicando: se fico com os ensinamentos de Descartes, que nos dar maré alta ou se com  os de Newton que nos dar maré baixa: impulsão x atração.


Sobre Descartes e Newton, conta um sobrinho deste último de nome Conduit, que o tio leu Descartes aos vinte anos, que rabiscara as margens das primeiras páginas e fizera uma única observação repetida muitas vezes e formada por uma única palavra: error , mas que, cansado de escrever error  em tudo, deixou o livro de lado e nunca mais o leu.


Para contrabalançar, lembro a figura de uma mulher, a então rainha Elizabeth da Suécia, a quem Descartes considerava mais cartesiana do que ele próprio e era uma excelente matemática e trocavam cartas entre si, com toda certeza não concordaria com os error  do Newton.


Sei não... Mas para quem leu – e eu li -  Discurso do Método * Meditações * Objeções e Respostas * As paixões da Alma * Cartas,  do senhor Descartes pode imaginar, como bem diz o senhor Votaire, que ele deu um olho aos cegos: eles viram os erros da antiguidade e os dele. A estrada que ele abriu tornou-se depois dele imensa.

 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 23/11/2010
Código do texto: T2631710
Classificação de conteúdo: seguro