OLHOS, OLHINHOS, OLHÕES

Oh, minha amada

Que olhos os teus

Quanto mistério

Nos olhos teus

Quantos saveiros

Quantos navios

Quantos naufrágios

Nos olhos teus

Ah! Estava tão bom... "Poema dos Olhos da Amada", de Vinicius de Moraes! Porém, bom mesmo é saber que temos esse órgão fabuloso que dá o colorido às nossas vidas, literalmente. Quem tem a visão não deveria se queixar de mais nada! Só quem não a tem é que pode avaliar!

O olho é um órgão dos animais que permite detectar a luz. Os olhos mais simples, como o dos caracóis, por exemplo, não podem ver, apenas distinguem o claro e o escuro. Os mais complexos, como o dos mamíferos, proporcionam a visão, menos ou mais aguçada, dependendo da espécie. A mais completa é a do ser humano. Bem, isso qualquer criança sabe!

Olhos negros, olhos castanhos, olhos verdes, olhos azuis, olhos cor de mel... lindos olhos! Seja qual for a cor, os olhos são a nossa janela para o mundo. Atentos, observadores, encantados, tristes, apaixonados. Com eles vemos a beleza, também vemos a tristeza. Por eles vertemos a dor ou a alegria. Com eles acarinhamos, mas também desprezamos.

Fim do lado poético da crônica. Vamos aos fatos realístico-figurativos (acho que inventei uma nova palavra composta!).

Tu entras numa pizzaria e dás de cara com um cara, com a cara mais feliz do mundo, comendo uma pizza cara, coberta com uma grossa camada de queijo e com os ingredientes de tua preferência. O que acontece? Tu não resistes! E, de pizza em pizza, de cara em cara, tu acabas pagando os "olhos da cara". Melhor seria fazer que nem aquele sujeito que, para economizar, passou a fotografar as pizzas e comê-las só "com os olhos".

A expressão “comer com os olhos” remonta aos antigos romanos, que realizavam um banquete em homenagem aos mortos. Só que ninguém podia comer, apenas observar. As pessoas “comiam” literalmente com os olhos. Custar os "olhos da cara" originou-se num costume da antiguidade de arrancar os olhos dos governantes depostos e de líderes influentes, porque cegos se­ri­am inofensivos. Ou seja, pagavam com algo muito valioso - a visão - e pagar "os olhos da cara" passou a ser si­nô­ni­mo de custo excessivo.

Temos também a "menina dos olhos ", que é algo ou alguém muito querido . "Ver com bons olhos" significa receber bem uma coisa ou um fato. Quando dizemos que alguém "tem um bom olho" é porque tem talento para negócios. Quem tem "olho clínico" ou "olhos de lince" acerta sempre, porque vê mais além.

Alguém já viu a morte repentina de uma samambaia ou pimenteira, depois de receber uma visita? Olho grande! A expressão popular "olho gordo" é uma energia interna, canalizada pelos olhos - a inveja - que não deixa de ser um roubo de energia.

E olha só o que meu "olho" descobriu na web: Olho D´água, município localizado no estado da Paraíba, com 666 habitantes. E o município de Olhos d’Água em Minas Gerais, com 5.338 habitantes. Em homenagem a esses dois municípios, que eu tive o prazer de conhecer virtualmente, termino essa "ladainha de olhos" com um trechinho da música "Morena dos Olhos D'água", do Chico Buarque.

Morena, dos olhos d'água,

Tira os seus olhos do mar.

Vem ver que a vida ainda vale

O sorriso que eu tenho

Pra lhe dar.

Giustina
Enviado por Giustina em 23/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2631433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.