O Mundo de cabeça prá baixo!

No final da década de cinquenta, lá no interior da Bahia, comecei ouvir falar sobre a invenção de uma máquina de calcular que iria causar milhares de desempregos! Na época em que tudo ainda era manual, tinha-se que decorar a tabuada, enfrentando as sabatinas para poder exercer qualquer profissão principalmente se esta dependesse de cálculos, não conseguia entender como uma máquina poderia fazer tal prodígio! Mas isto foi só o comecinho de uma Nova Era. Depois se falava do advento da TV em cores, não podia mesmo acreditar em tal milagre, e assim foram chegando as fabulosas máquinas que revolucionaram o mundo. Hoje, se tivermos o azar de perder o cartão do estacionamento do “Shopping” ou se precisarmos falar com o gerente de qualquer empresa é um Deus nos acuda, não vemos mais a cara dos responsáveis, eles se esconderam atrás de suas máquinas, deixando-nos desnorteados e aturdidos.

Chegou enfim a Era da Virtualidade, da Globalização, do Neoliberalismo, onde “o capital” é o que interessa realmente; não se põe mais panos quentes neste assunto, “escancararam-no!”

“O Estado sólido, indivisível territorialmente, patrioticamente defendido, tem se transformando em algumas partes numa fusão Estado-nação, flutuante, onde os governantes, peritos em “truques,” passaram a ser uma entidade a qual é improvável que nós, membros de uma sociedade cada vez mais privatizada e desmantelada, dirijamos nossas “queixas e exigências!”

As pessoas que antes eram“exploradas,” passaram a ser “excluídas,” não há mais preocupações com elas!

Chegou o tempo em que o sentimento de pertencimento e de relacionamento ficou à deriva; cada um tome conta de si mesmo e trate de expurgar o seu medo de solidão e abandono, pois agora é tempo do salve-se quem poder!

A Mente Moderna tem tornado Deus irrelevante. Os assuntos dos seres humanos na terra, a preocupação com o "agora" não tem deixado espaço para o eterno, nem tempo para refletir sobre ele.

Os relacionamentos amorosos não têm mais a âncora de outras épocas, duram apenas enquanto durar a paixão.

Temo pelo o que virá amanhã, estamos perdendo a nossa Identidade

e isto é muito grave!

zaque
Enviado por zaque em 22/11/2010
Reeditado em 22/11/2010
Código do texto: T2629341