VELHA, EUUUUU???

A mulher caminhava lentamente pela calçada e, sem querer, esbarrou numa jovem. A menina gritou: "Não olha por onde anda, sua velha?". A senhora virou-se para ela e disse: "Se você não morrer, vai chegar lá também".

De fato, só não fica velho quem morre jovem. E aí surge um paradoxo: ninguém quer envelhecer, mas também ninguém quer morrer. A vida pode ser difícil, pode nos acarretar os maiores sofrimentos, mas nos agarramos a ela como um náufrago se agarra ao casco de um navio. Mas, não tem jeito. A vida tem que completar seu ciclo. É assim com todos os seres vivos.

Joana de Angelis, através da mediunidade de Divaldo Franco, nos diz: "Vivendo está-se desencarnando a pouco e pouco. O golpe final resulta de todos esses pequenos morreres... Desencarnar é desembaraçar-se da carne".

As vezes eu fico meio intrigada, quando estou num grupo, numa reunião, em algum lugar qualquer. Parece que eu sou sempre a mais velha. Até parece que estou plagiando o personagem de um livro de Gabriel Garcia Marquez, que diz: " Aos 50, tenho consciência de que quase todo mundo é mais moço que eu". É claro que isso está politicamente incorreto. Sempre haverá alguém mais jovem e alguém mais velho do que eu.

Mas se tem uma coisa que me deixa "pe da vida", é essa história de melhor idade. Melhor por quê? Só porque se pode andar de graça nos ônibus, ter fila exclusiva em banco e supermercados? Talvez quem melhor expressou que a dita terceira idade é boa, foi a atriz Elisabeth Taylor (78 anos): "A vantagem é que você pode fazer o que antes achava ridículo, sem ligar para a opinião alheia". Só que, na minha opinião, existem restrições. A gente se torna mais falante, perde a vergonha de enfrentar alguma situação que exige atitude, expressa opiniões que, na juventude, não teríamos coragem. Mas quanto à moda, a comportamentos, deve-se tomar cuidado para não cair no ridículo. Tirando o batom vermelho, acho que muita coisa é vedada depois dos 60, principalmente.

"Com a velhice, a gente vai tendo imperfeições na pele. Mas Deus é tão bom que ele vai nos fazendo perder a visão, então a gente olha no espelho e não vê as imperfeições", disse o autor Paulo Autran. Esta é outra vantagem... rsrsrs! Paulo Autran encarava com naturalidade as transformações da vida. “Eu acho que a morte é que faz a vida ser tão boa. Você já imaginou que horror viver eternamente, não poder morrer, não poder acabar?”.

E para quem quer conservar a memória em bom estado, Ivan Izquierdo, diretor do Centro de Memória da PUC/RS, orienta: "Uma vida sadia, uma boa alimentação e ler, ler e ler. E, uma vez que terminou de ler, ler mais um pouco. É o melhor exercício, não tem outro". Pelo visto nós, do Recanto das Letras, estamos no bom caminho. Ao menos no que se refere à leitura...

*********

"A idade não é a realidade salva no mundo físico.

A essência de um ser humano resiste ao passar do tempo.

As nossas vidas são eternas, o que significa que os nossos

espíritos continuam a ser os mesmos como quando éramos jovens".

(Gabriel Garcia Marquez)

***** ***** *****

* E temos aqui uma bela interação do meu amigo Ansilgus!

A voz do povo é geral

Nosso dia chegará

Não é o ponto final

Quando o Pai manda chamar

Não precisa guardar ranço

Claro que já foi julgado

Sendo a morte um descanso

Prefiro viver cansado.

Giustina
Enviado por Giustina em 21/11/2010
Reeditado em 20/02/2014
Código do texto: T2628332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.