O pão nosso de cada dia

A gente aproveita tudo. O amigo Afonso José Santana leu a crônica onde falei que sabia fazer pão. Não só pão, como diversos pratos, sou metido a mestre. Não só passei a receita, como estou aproveitando para transmitir a todos. Este é o mais simples, e querendo sofisticar, coloque um pouco de malte, para dar cor. Uma colher de sopa basta. .

Limpe bem a mesa da pia. Seque totalmente.

Material

500 g de farinha branca pura

1 colher rasa, de sopa, com sal

15 g de fermento biológico - prefira o de saquinho, é melhor para trabalhar

600 ml de água.

Preparação

Esfarinhe a mesa da pia, para trabalhar em cima dela. Camada fina.

Faça um 'morro' com a farinha de trigo. Abra uma cova em cima e coloque o sal. Misture bem.

Faça outro morro, abre outra cova maior, coloque o fermento e comece a adicionar água.

Vai amassando. Aperte a massa e vai adicionando a água, sempre amassando. Suja muito os dedos, mas quando acabar de colocar água - às vezes precisa mais, depende do tempo (calor, umidade). Vai fazendo uma bola e atirando contra a pedra mármore.

A massa começa a ficar elástica e os seus dedos sujos são limpos por ela mesma. Quanto mais é amassada e atirada na pedra, melhor.

Quando não sujar mais os dedos, está pronta. Dê a forma que quiser, eu prefiro arredondada e chata. Descansa numa bandeja de alumínio, coberta com um pano de prato limpo.

Quando dobrar de tamanho, está pronta para ir ao forno, que deve estar pré-aquecido vinte minutos antes, na temperatura máxima. Faça isto enquanto a massa está descansado na forma, que deve ser untada levemente com óleo. Camada fina!

Dê uns talhos na massa, para entrar calor, coloque no forno e siga acompanhando, sem abrir. Olhe pela janela de vidro. Quando estiver com cor e não deixar um palito sujo, está pronto.

Atenção: borrife água quase no final, usando aquela pistola de molhar plantas. Bem limpa, claro.

Fica invejável, dourado, casca dura e miolo muito macio.

Acompanham: vinho tinto seco de boa qualidade, tomates secos (faço também), azeitonas, queijo e cuidado que os convidados viciam!