Amor! Pois que é de suma importância.

Recebi em meu e-mail um arquivo “pps”. Imaginei que era mais uma daquelas mensagens estúpidas que tanto me mandam falando de amizade, ou felicidade, ou amor e toda aquela baboseira de livro de auto-ajuda que mais parece ter saído de alguma revista adolescente feminina.

No entanto, por algum motivo o nome do arquivo me chamou a atenção, era “quase chorei ao ver isso”. Abri. A apresentação começou com slide de fundo preto em que se lia a mensagem “Meus amigos, que isto não chegue até nós como uma surpresa, mas sim com uma realidade [seja lá o que for que quiseram dizer com isso, eu não entendi]” já tive vontade vomitar ali mesmo. Logo em seguida outros slides de fundo preto continuavam introduzindo com as mensagens “eles vivem à nossa volta, no nosso bairro hoje, podemos modificar isso com orações, prestando sempre auxílio [sem acento] aos que dele necessitam. Não guarde este e-mail consigo, reenvie-o aos seus amigos, para que eles e toda agente AGRADEÇAM a Deus pela água e alimentos que têm.”.

Depois disso começava uma seção de fotos de crianças desnutridas, mendigando alimentos, ou comendo em condições abjetas, algo realmente chocante. Pensei "ta aí algo realmente interessante", mas logo em seguida surgiu uma mensagem dizendo, “essa é mais uma razão pela qual temos que agradecer a Deus pelos alimentos que temos...” e assim continuou com um discurso de que desperdiçamos alimentos que deixamos estragar e o caralho e no final vinha uma oração.

Fiz questão de ler toda a oração. Era simples, superficial, egocêntrica e muito imbecil.

Mas o que me deixa mais indignado é a idéia de que um imbecil americano fez todo um trabalho com fotos e uma apresentação de em pps, para falar de maneira superficial e terrivelmente egocêntrica sobre um problema que em nada tem a ver com deus. Repito: EM NADA TEM A AVER COM DEUS”, pois se tiver esse tal deus está de costas para o mundo.

O imbecil cristão autor desta atrocidade precisa ler mais geopolítica, filosofia, história, para ver que o problema não é o desperdício que ELE /ou EU fazemos do alimento, e sim o descaso que NÓS temos quando se refere problema da fome, a capacidade de se colocar no lugar do próximo, algo que não se resolve com religião e dogmatismo.

Não é com palavras soltas no ar, direcionada a um ser que está de costa para o mundo, que vamos resolver o problema.

É com constituição de novos valores, políticas publicas, descentralização de capital que podemos chegar a algum lugar, não com uma essa babaquice cristã neo-liberal.

Mas o mais triste de tudo é saber que isso são apenas palavras jogadas ao vento, mais um texto que público e que não surtirá não efeito algum, talvez seja digno de um comentário de algum moralista que me acha retardado, mas nada que vá muito além disso.

Então me despeço com o velho asco que há muito tenho da sociedade, mas sobretudo à esses cristãos que demonstram através de coisas como essas que se Jesus voltasse hoje, seria queimado na fogueira.

Sem mais.

Ítalo Jorge