Biquíni

O biquíni (do inglês bikini) é um maiô de duas peças de tamanho reduzido, que cobrem o busto e a parte inferior do tronco. Seu nome se deriva do atol de Bikini, um atol do Pacífico onde se deu, em 5 de julho de 1946 uma explosão atômica experimental. A criação do biquíni é disputada por dois estilistas franceses: Primeiro Jacques Heim apresentou o "átomo" como "o menor maiô do mundo"; em seguida, Louis Réard mostrou o "bikini, menor que o menor maiô do mundo" e ficou com a fama do criador da peça. Mas no início mulheres não estavam preparadas para usar peças de vestuário tão reduzidas, que mostravam o umbigo e foi proibido em vários países incluindo Portugal. No entanto atrizes como Ava Gardner, Ursula Andress e Brigitte Bardot foram contra todos os preconceitos da época aderindo ao biquíni, como instrumento de sedução em filmes e em fotos. Sem falar muito no fundoshi (em japonês) é um traje originário do Japão que é uma espécie de tanga e que deixa as coxas e nádegas desnudas. É utilizado em lutas e na piscina. O fundoshi nasceu no Japão e era muito popular antes da Segunda Guerra Mundial, sendo usado por todas as pessoas de todas as classes sociais e idades, me acabei de rir quando vi a peça, certamente não deixa o corpo do homem mais bonito, e deve ser desconfortável. Prefiro mesmo as peças da Xamego da Praia em João Pessoa, atualmente com estilo e glamour na moda praia. No início dos anos 70, um novo modelo de biquíni brasileiro, a famosa tanga. Nessa época, a então modelo Rose di Primo era a musa da tanga das praias cariocas. Durante os anos 80 surgiram outros modelos, como o provocante enroladinho, o asa-delta e o de lacinho nas laterais, além do sutiã cortininha. E quando o biquíni já não podia ser menor, surgiu o imbatível fio-dental, ainda o preferido entre as mais jovens. Nos anos 90, a moda praia se tornou cult e passou a ocupar um espaço ainda maior na moda. Um verdadeiro arsenal, entre roupas e acessórios passaram a fazer parte dos trajes de banho, como a saída de praia, as sacolas coloridas, os chinelos, óculos, chapéus, cangas e toalhas. Algumas curiosidades: Os mais antigos precursores dos biquínis de que se tem notícia foram mostrados num mosaico romano do século IV em que várias mulheres, de saiote e bustiê exíguos, praticam esportes. Num verão ao final dos anos 70, apareceu o biquíni de crochê, que ficava todo torto quando molhava. Em alguns países Americanos e em vários Europeus assim como no Ocidente, é moda e muito comum assim como as mulheres, os homens usar sunga cavada do tipo tanga. Anos 80 Lycra brilho, o sutiã retorcido e sem nenhuma estrutura no bojo, com cores fortes, como verde-limão e rosa-pink. Anos 90 A parte de baixo era uma espécie de sunguinha ou shortinho e a camuflagem foi uma padronagem típica da década.Anos 2000, Há uma mescla de diversas modas antigas, principalmente dos anos 70 e 90 tornando-se menos comum o modelo asa-delta. Novos modelos bastante diferentes como um que de frente aparenta maiô, mas de costas apresenta-se como um biquíni, os de cintura baixa também. O fato de banho (Maiô) que antecedeu o biquíni é utilizado até os dias de hoje, mais ousado e sofisticado, claro. Hoje em dia, vê-se de tudo nas praias, cada peça mais moderna que a outra. Já não se critica, como antes, onde a praia era considerada um point familiar, hoje consideram a praia uma verdadeira passarela, tanto para os biquínis e maiôs, tanto para os jovens que insistem em mostrar o corpo, um verdadeiro fisiculturismo. O que melhorou é não ter de usar toucas, sapatos e verdadeiros vestidos de algodão para se deliciar nas águas de uma boa praia, ainda bem.

Sulla Mino
Enviado por Sulla Mino em 19/11/2010
Código do texto: T2624512
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.