SÍLVIO SANTOS NA BERLINDA

SÍLVIO SANTOS NA BERLINDA

Nem o Sílvio Santos escapou das fraudes contábeis. Um aguilhão sem tamanho revela um rombo de R$ 2,5 bilhões no banco Panamericano e podem fazer o apresentador perder parte de seu patrimônio. Na programação de domingo no quadro “tudo por dinheiro” quem vai querer receber será o próprio apresentador. Quem quer dinheiro? Eu, eu... É verdade, o empresário midiático está precisando de muita mufunfa. Durante uma auditoria, o Banco Central (BC) percebeu a fraude contábil e decidiu abrir uma investigação para apurar responsabilidades. O grupo Sílvio Santos controlador do Panamericano fez um aporte de R$ 2,5 bilhões na instituição. O dinheiro foi obtido em um empréstimo concedido pelo Fundo Gerenciador de Crédito, entidade privada mantida pelos bancos que funciona como um seguro contra quebras.

Como garantia, Sílvio ofereceu as empresas de seu grupo. Será que Sílvio vai querer ser camelô novamente? Não acreditamos. Conforme nos informa a “Isto É”, a denúncia informa que o banco epigrafado vendeu R$ 2,5 bilhões em carteiras de crédito para outras instituições. O problema é que manteve esses valores em seu balanço, contabilizando-os como parte dos ativos. Na verdade não era dinheiro, pois era de mentirinha, a mufunfa não existia. Com os acontecimentos negativos o empresário Sílvio Santos anda muito preocupado, coisa muito rara na sua vida. O apresentador de TV e empresário Silvio Santos afirmou que venderia sua emissora, o SBT, caso o bilionário Eike Batista quisesse comprá-la para saldar a dívida que deve ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), após ter emprestado R$ 2,5 bilhões para cobrir um rombo no caixa do banco Panamericano.

A informação é da Folha de S. Paulo. O conglomerado criado pelo ex-camelô está entre os sessenta maiores do Brasil. As principais empresas de Sílvio Santos são: “Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Hotel Jequetimar, Cosméticos Jequiti, Baú da Felicidade, Sisan, Lojas Dudony”. Os números do 19º. Maior banco do País tem ativos de R$ 11,8%, Composição acionária: Caixa Participações – Caixa Paralelo (37,6%), Grupo Sílvio Santos (37,6%), mercado (25,8%). Um patrimônio de R$ 1,4 bilhões e 203 pontos de vendas. Com todo esse respaldo qual seria a intenção de Sílvio Santos em obter R$ 2,5 bilhões? Olho grande ou investimentos em outros negócios? Dizem que foi uma fraude sofisticada, que utilizou instrumentos sistemáticos de registros irregulares.

Ás vezes um giro pode transformar-se num jirau. Era pensamento de Silvio ampliar às suas empresas, mas precisamente em sua rede de emissoras de televisão. Há dois anos, ele comprou 50% da empresa TV Studios de Teófilo Otoni, vencedora das licitações públicas para a compra de concessões de televisão em Manhuaçu (MG) e em São José dos Campos. Tem certas coisas que não dá para entender. Sílvio vendeu a Record para o bispo Macedo e agora está passando por privações. No cadastro oficial de acionistas de emissoras de radiodifusão, do Ministério das Comunicações, consta que o Grupo Silvio Santos tem dez emissoras próprias de televisão ativas, das quais duas são em sociedade com pessoas de fora da família. Quando estiver com raiva, fique calado. Sabendo que se trata de um doença, como quando está pegando um resfriado, dispense-a com banhos quentes mentais que consistem em pensar naquelas pessoas em relação a quem você jamais poderia sentir raiva, não importa como se comportem, mas saiba também controlar o seu egoísmo e seu excesso de materialismo.

É sempre a materialidade atrapalhando a vida dos que querem sempre mais. As igrejas que se dizem evangélicas teriam oferecido ao empresário R$ 10 milhões de reais por mês por cinco horas diárias de programação, os endinheirados pastor Silas Malafaia, através de seu ministério e a Igreja Internacional da Graça, através de R.R Soares. O Banco Central assim como deu em cima do grupo Sílvio Santos deveria entrar de cheio no faturamento dessas instituições religiosas. A Igreja Universal do “Reino de Deus” vai gastar em torno de R$ 350 milhões de reais, na construção do Templo de Salomão. É muito dinheiro fácil rolando por esse Brasil afora, enquanto milhões de fiéis passam necessidades e ainda tem que entrar com 10% de um dízimo cobrado por essas instituições.

Estão fazendo tudo ao contrário do que Jesus Cristo pregou aqui na Terra. Se o Mestre nasceu pobre, pregava a caridade, bons costumes, cuidava de doentes, leprosos, pregava em qualquer lugar, e aí indagamos para que tanto luxo se os fiéis passam por verdadeiras privações. Luiz Sandoval, presidente do grupo Silvio Santos deve estar em apuros, pois o Banco Central constatou sérias distorções. Luiz afirma que irá averiguar até o fim para chegar aos verdadeiros responsáveis. Wanderley de Oliveira diz: onde você depositar o foco de suas atenções estará o seu coração, mas se você se descuidar praticando deslizes as consequências poderão ser fatais para o seu coração. Foram demitidos nos últimos dias, oito diretores do banco Panamericano, inclusive o presidente, Rafael Palladino. Você costuma explicar a origem de seus problemas transferindo as causas dos desgostos e das decepções para pessoas, acontecimentos e lugares. Construa uma nova ótica sobre os acontecimentos e vai perceber que os problemas de fora são tão somente as expressões das mazelas que você carrega por dentro.

Colocamos a disposição dos senhores o filme: ”O Pânico no Banco Panamericano” que trouxe muitas dores de cabeça para o empresário Sílvio Santos. O empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, admitiu que pudesse existir interesse nas empresas do Grupo Silvio Santos, como o SBT e o banco Panamericano. As lições da fraude: um sério comentário feito pela direção de jornalismo da Revista “Isto É”. A operação de socorro ao banco Panamericano deixou ensinamentos que devem ser aproveitados no futuro, “Apesar da gravidade do caso, a fraude do banco em alusão deixou algumas lições”. A primeira e talvez a mais importante, é que existem maneiras legais e eficientes de socorrer instituições financeiras sob-risco sem usar dinheiro público. Os recursos para cobrir o rombo de R$ 2,5 bilhões vieram do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade privada mantida pelos próprios bancos e que funciona como um seguro contra quebras. O modelo FGC funcionou muito bem porque no outro lado da mesa e das negociações havia um empresário forte financeiramente, Sílvio Santos, disposto a colocar seu patrimônio total como garantia para os empréstimos.

Essa foi segunda lição: os empresários podem e devem agir sem a tutela do poder público, algo nem sempre corriqueiro no País. A terceira e última lição diz respeito à agilidade com que a operação de socorro foi desencadeada, o que impediu que os danos repercutissem em clientes das instituições, mesmo com todas essas providências os clientes ficarão com a orelha em pé e com a pulga atrás da orelha. Para o Banco Central (BC), fica a última lição: é preciso que sejam aprimoradas as regras e processos de fiscalização dos bancos para evitar novas fraudes no futuro. Fraude palavra de origem latina fraude corresponde ao abuso de confiança, ação praticada de má-fé, contrabando, fraudação, fraudulência (fraude ou fraudar). As drágeas de otimismo são vitaminas benéficas para sua paz interior. Leve-as sempre na bolsa da vigilância e jamais deixe de utilizá-las, destampando o frasco da boa vontade que as conserva. Lembre-se de que a má vontade destruirá tudo. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE- DA UBT- DA AOUVIR/CE- DA AVSPE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/11/2010
Código do texto: T2623913
Classificação de conteúdo: seguro