Ser cristão

Muitos conhecem os mandamentos cristãos, mas quase ninguém os segue. Parece que, dizendo assim, você poderá dizer: não, eu sou cristão e sigo todos os mandamentos.

Para começar, gostaria de desafiá-lo a mencionar agora todos eles, sem nenhuma consulta. Se os conhece tão bem, isso não será um problema, não é mesmo?

Agora, acompanhe comigo. O que significa "Amar teu próximo como a ti mesmo"?

Quando você finge não ver alguém malcheiroso que pede sua ajuda, ou quando você joga seu lixo na madrugada na beira da estrada ou num terreno baldio, ou quando você desperdiça a comida à sua mesa. Está amando seu próximo?

Esse próximo, um dia poderá ser você, ou como explica a teoria espírita, poderá ser uma "expiação", onde, em outra vida, você ignorou muitas coisas e agora volta em uma situação igual a que desprezou para refazer os seus atos . Ou na teoria evangélica, onde não voltará em outra vida, mas sofrerá as consequências aqui mesmo e terá oportunidade agora para se redimir, ou ainda sofrerá condenação eterna. Esses são só exemplos pois não estamos discutindo crenças de qualquer natureza, o importante é refletir sobre o tema.

E quanto ao "Não matarás"?

Você dirá não, eu nunca matei ninguém, esse mandamento eu cumpro. Será?

Recordando que todos os mandamentos nos são atribuídos de maneira imperativa, e que a princípio não se deve matar nada. É extensivo desde a um inseto, quanto a uma oportunidade, a uma esperança e até a um ser semelhante.

Quando você vira as costas para um problema que sabe que não deve fazer, como por exemplo, não reciclar seu lixo , está matando milhares de pessoas que irão morrer em catástrofes como desmoronamentos e enchentes, matando a esperança de muitos que ainda nem nasceram e, o mais grave ainda, devastando a natureza que levou milhares de séculos para se formar, a qual lhe foi dada como um presente, mesmo sem merecimento.

E quando vende em sua loja um produto com preço abusivo, ou dá um cheque sem fundos, ou não paga em dia seu funcionário...isto é roubar. Onde fica o "Não roubarás" que também é uma ordem extensiva a tudo, sem justificativas e sem considerar nenhuma condição adversa?

E o "Não adulterarás"? Ah, mas eu sou casado, e não tenho outra mulher. Vamos rever isso. Quando você olha uma revista pornográfica mesmo que seja de rabo de olho lá na banca, quando olha cobiçadamente para mulher que passa lhe insinuando gestos ou palavras ou quando você pensa em estar por um momento com aquela mulher toda retocada, O que acha que é isso?

Considerando, agora, quando altera valores em documentos, quando não paga seus impostos - mesmo escorchantes-, quando paga a menos o salário de quem o serve e até quando mente determinado valor a seus pais para ficar com o troco?

Tudo isso é muito sério e, se você consegue passar por todas essas determinações - que a princípio parecem pesadas demais, ou que para muitas pessoas são tomadas por bobagens - pode realmente se considerar um bom cristão, até porque ainda existem o restante dos mandamentos e outros ensinamentos que cuidadosamente são pregados pelo nosso Pai Celeste e que, quando cumpridos , sem que se tornem um fardo pesado de se carregar, chegaremos à conclusão que são regras simples para uma vida simples, sem stress, sem consumismos, sem invejas, sem insônias, sem dívidas e com muito mais união familiar e consideração com seu próximo.

Porque na verdade são maneiras de não nos colocar à frente de situações constrangedoras ou que num futuro poderão se voltar contra nós mesmos, não por serem necessariamente pecados, mas por serem infrações contra a vida.

Ou será que, com nosso comportamento errático, não estamos reforçando o pensamento de Nietzsche, para o qual o "único cristão verdadeiro morreu na cruz"? ....

Luiza Gosuen
Enviado por Luiza Gosuen em 17/11/2010
Código do texto: T2621516
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.