CRISTO É O ÚNICO FILHO DE DEUS?
A inteligência tem o dom que enriquece a faculdade. Por isso a humanidade progride, e o caminho do progresso é a busca.
Como Deus, entidade abstrata, o Filho de Deus, Jesus, “O Cristo”, o Rei, em grego, embora histórico e reportado às nossas consciências e ao patrimônio pessoal que integra o interior dos que abrigaram seu ensinamento moral, também deve ser, foi e é meta dos que buscam, procuram algo mais que a nossa vida, que se fosse só isso pelo que passa a matéria seria “uma piada”.
Descrer é justificável.Criacionismo e evolucionismo não se provam, são indemonstráveis. É difícil crer, mesmo pelos que dizem crer”, ainda que congregados pela fé. Dir-se-ía, como demonstra a história, são os que mais sofrem, os crentes. Não fora em vão que para crer São Tomé necessitou tocar as chagas do Cristo ressuscitado, “ver para crer”.
Um amigo internauta, postou instigante e próprio comentário em texto meu, “QUEM É O CRISTO?”, indagando com sua percuciente inteligência “buscadora”: “ Como, pois, Cristo poderia ser o Filho Unigênito ou Único de Deus?”, considerando antes que seria contraditória a afirmação propositiva, pois, “Ele e todos nós somos filhos do Deus Único”, acresce, aditando: “ E Paulo confirmou-o: O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus (Rm 8,16).
Real e indiscutivelmente somos todos filhos de Deus, “O Deus Único”, por muitos buscado como luz salvadora do nada que temos quando nos parece tudo. Nada há de contraditório em sermos todos filhos de Deus na ancestralidade única espiritual e material. Como Jesus descende de David e antecedentes ascendentes, assim também todos nós. Jesus é o o VEÍCULO, esta a UNICIDADE dessa ancestralidade noticiada, e assim Único, ninguém mais ensinou como Ele sobre seu Pai. Daí ser “Filho Unigênito”, e o É, sob esse prisma.
E disse meu amigo internauta gaúcho: “Ele e todos nós somos filhos do Deus Único.”
Sim, o Deus é único, seus filhos são todos, mas Jesus, O Cristo, o anunciador da “boa nova”, é Unigênito como Profeta de seu Pai. Ele e todos nós somos filhos do Deus Único. E Ele não pretendeu ser somente o Único Filho, são muitas as passagens, muitíssimas que Ele aponta seu Pai como Pai de todos, mas Ele é o único veículo transmissor do Primeiro-Motor, da Primeira-Energia, difícil de nela crer, mas de certa forma tangível quando buscada, sentida no processo da natureza que nos envolve. É por isso que declina como bom “buscador” que é meu amigo: “Como costumo pesquisar os livros sacros”.
O Cristo será encontrado como Profeta em muitos livros sagrados que “ungem” a Lei Moral, como nos Vedas, a mais antiga das escrituras hindus, onde para se encontrar Deus é necessário buscá-lo como o ar suplicado pelos que estão se afogando. Só assim se terá sua visão.