Dilma vem aí...

Que perfil, de fato, terá o governo da Presidenta Dilma Rousseff? Que política econômica ela adotará? Qual a força representativa que teremos com ela na Presidência da República, diante da América Latina, Europa, Estados Unidos e do resto do mundo? Para onde iremos? Será que a vitória dela nos conferiu mais esperanças em termos, em curto prazo, um país mais justo para todos os seus cidadãos?

O Presidente Lula parece querer ajudar a Presidenta Dilma. Cogita-se nos bastidores do governo que se finda, ajudá-la, assumindo para si as medidas impopulares que poderão facilitá-la em seu início de governo. Medidas contracionistas, parecem, já será tomada ainda no governo Lula. Dilma receberá uma espécie de enzima para lhe facilitar as reações políticas de seu governo nascedouro, afinal, ela e o Presidente Lula são carne e unha. Será que são mesmo?

O Ministro Antonio Palocci já está coordenando tecnicamente a transição do governo. É conhecido por seu favorecimento ao crédito para os pequenos e os médios empresários. Gosta da bolsa, engendra medidas para incrementar os negócios em seu dia-a-dia. Perguntado recentemente se desejaria ser o Ministro da Saúde, respondeu que aceitaria qualquer coisa, contando que ficasse no centro das decisões do governo. A meu ver este Senhor está querendo demais. Acho que está com muita sede e, ir ao pote desse jeito é arriscado. A moderação é mais aliviadora.

A capacidade de empreender do empresariado brasileiro precisa ser vista com carinho especial e revigorada. O país necessita crescer com ordem e com austero controle dos gastos públicos. Investir em saneamento básico é mandatório, gerará mais saúde à população.

Se o corporativismo estatizante for acolhido pelo governo Dilma Roussef,nós estaremos fritos e correremos o risco, nem tão pequeno, de retrocedermos quarenta anos em quatro ou em oito, conforme marcharem os acontecimentos políticos do país.

Cacoetes lingüísticos foram fartos no pleito passado. Não sei se os que disseram os políticos vitoriosos representam a verdade. Qual seria a real diferença entre PMDB e PT? A Vice-Presidência da República seria maior que os manuais do partido? O que esperam do governo Dilma Roussef esses políticos peemedebistas?

O meu medo é que a Presidenta Dilma Roussef não tenha mesmo como uma verdade sua de entendimento, o que ela própria disse após eleita: “ eu considero que a Educação está muito bem encaminhada”. E agora? Priorizou a Saúde, a Segurança Pública e teceu essas considerações erráticas acerca da Educação. Acho que a Presidenta Dilma não leu os últimos índices do IDH, publicados nos principais jornais do mundo inteiro. É muito bom a Presidenta Dilma reflexionar sobre a postura de entrada no governo do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e moderar seus discursos, tragar um bom gole de modéstia e de humildade. Isso e chá de canela nunca fizeram mal a quem os adotou.