CRÔNICA – Atire a primeira pedra...

 

            Noutro dia, do mês passado, ao abrir a página de comentários a respeito de meus textos, deparei-me com um muito especial, que me chamou a atenção.

            Como sempre o faço, compareci à escrivaninha do comentarista, e me deparei com um texto em que o autor fazia severas críticas a pessoas, segundo opinião dele, incompetentes para escrever, em face de erros cometidos na gramática, assim como querendo que nós mortais fôssemos membros da Academia Brasileira de Letras.

            Tenho como praxe publicar minhas garatujas e deixar o “script” em banho Maria, a fim de fazer revisão, pois é comum a quem é cristão cometer erros, muitas vezes primários. Todavia, sempre deixo a expressão “em revisão”, até mesmo para me proteger de pessoas que leem muito mais com os olhos nos erros do que para prestigiar. Entretanto, o grande escritor cujo nome aqui fora ignorado, me enviou um e-mail dizendo que eu não precisava colocar tal observação, pois ele me considerava um bom redator e que ele também cometia lapsos de vez em quando. Esse cidadão desapareceu e nunca mais dera o ar de sua graça, pra mim, evidente.

            É certo que não direi nomes, eis que não estou aqui para fomentar a discórdia. Tenho tentado escrever dentro da nova ortografia, cujas alterações Portugal não quer se filiar, pois não concorda com elas. Por sinal, essas novas regras têm muito mais casos excepcionais e isso deixa em dúvida qualquer cidadão de boa-fé. Na cabeça dos estudantes, por exemplo, causam severas dificuldades, até porque o prazo para entrarem vigor expira em dezembro de 2012.

            O que me admira é que nós não somos donos de idioma algum, trouxemos tudo do latim e de outros, e passamos na frente para fazer alterações naquilo que não construímos. O Brasil é um país que não tem idioma, cor, raça, religião e nem vontade próprias, e por isso mesmo não pode querer bancar o dono da matéria.

            Aliás, já existe uma plêiade de senadores querendo enterrar, antes do prazo, todas essas alterações, que a nosso entender estão complicando tudo. O que é pior para nós outros é que tudo até hoje escrito deverá ser reimpresso, e aí já viu mais um prejuízo aos consumidores.  Para quem é analfabeto como muitos dirigentes deste país, claro que não está ligando coisa alguma, deixa a bola rolar e as gráficas embolsar milhões de reais, pois não estão aqui para resolver e sim para confundir a cuca do povo.

 

Em revisão.

Publico comentários de alguns leitores, aos quais agradeço pela atenção:


16/11/2010 10h41min - Jacó Filho, assim se expressou:

Bom dia mestre, excelente seu texto e assino em baixo... Não me atenho a questão ortográfica, pra isso consulto dicionários e posso aprender grafar qualquer coisa, por isso, quando leio alguém por aqui, tento absorver o que não existe pronto, ou seja, visão do mundo, sensibilidade, dons artísticos, e como conseguem passar, pouco me importa, desde que eu consiga atender com resultado positivo... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

 

15/11/2010 22h56min - Camille Simeone:

Antonio, boa noite! Bem, penso que devemos realmente tomar o cuidado para não cometer erros, porém aqui neste espaço o mais importante não é se preocupar com a ortografia e sim passar a mensagem. Já li um texto sobre isso na sua página, mas parabéns por tal texto. Um abraço e ótima semana.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

 

15/11/2010 22h40min - nana okida:

Eu acho que criticar, pelo simples fato da pessoa não ter um vocabulário perfeito, é para mim, um tremendo preconceito. Existem pessoas inteligentíssimas, porém, não tiveram oportunidade de cursar uma boa universidade, moraram a vida toda no interior. Mas, podem ter muito conhecimento, muita vivência, porém, pouca cultura...mas, muita inteligência. Por outro lado, existem pessoas tão cultas, nas palavras, e tão burras, na hora de escrever sobre determinado assunto, ou melhor, acho uma safadeza, num país de analfabetos, ficar se preocupando com a maneira de se escrever um texto, quando o mais importante é o conteúdo...ADORO LER OS TEUS TEXTOS!!!!!!!EM REVISÃO.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

 

15/11/2010 22h30min - Mada Cosenza:

Boa Ansilgus, como sempre sua crônica me encanta, gosto do seu jeito de colocar as coisas, eu nem entendo quase nada, mas concordo com a Noeli, estamos em eterno aprendizado, como diz o grande pensador "Quem decidir se colocar como juiz da Verdade e do Conhecimento será naufragado pelas gargalhadas dos deuses" (Desconheço o autor) Parabéns pelo belo texto. Abraço carinhoso e uma semana de paz.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

15/11/2010 21h06min - SoniaRevoredo:

Meu amigo sei que analfabeta eu não sou. Procuro sempre escrever e ler e reler o que escrevi aqui. Se as vezes passa um errinho despercebido acho que não seja um fim de mundo! mas como a colega lá em cima colocou na net vemos aberrações no português, aí de fato nos mata. Confesso que não sou muito boa na gramática eu a acho muito complicada por que não simplificaram? Seria tão mais simples para todos. Deixo aqui minha humilde opinião. Não li o que escreveu para o motivo da polêmica. Abraços. Continue conosco o outro que se vá com sua perfeição.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

 

15/11/2010 20h05min - Elen Nunes:

Pois é,amigo, a escrita de nossa língua realmente vai nos dar trabalho,pq já incorporamos a grafia de algumas palavras.Até 31 de dezembro de 2012, ficamos mais ou menos desobrigados às novas regras.Muitos gramáticos são contrários às mudanças, inclusive o Prof. Pasquale. Quanto ao que se escreve aqui, não sou vigilante de erros gramaticais, acho até indelicada esta postura, entretanto poder-se-ia utilizar corretores online, existem alguns razoáveis, para dar uma passadinha no texto,(não é o seu caso). Falo em relação a erros gritantes. Isto é capricho e consideração ao leitor, mas longe de mim chamar atenção, até pq podemos também cometer erros, por lapso mesmo.Depois quando se quer ajudar, quando a intenção é boa, pode-se recorrer ao contato e super delicadamente avisar o lapso cometido, mas nem sempre é aceito pelo outro. Delicado este assunto. Melhor fazer como vc, TEXTO EM REVISÃO, assim cala os corretores de plantão rsrs. Beijocas amigo e desculpe a prolixidade.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

 

15/11/2010 20h04min - Noeli Lazarotto:

Olá meu amigo Ansilgus, mais uma inteligente e interessante crônica! Assino embaixo de seu texto, nobre escritor, pois concordo com tudo o que escreveste aqui... Realmente, existem pessoas que se consideram perfeitos, os donos da verdade, acreditam que nunca cometem erros... Ora, eu sou da opinião que ninguém sabe tudo e ninguém é totalmente ignorante, todos os dias aprendemos algo e temos algo a ensinar. Portanto, erros existem, mas como diz o título do teu excelente texto: "Atire a primeira pedra, aquele que nunca errou". Parabéns Ansilgus, só posso te aplaudir por mais essa verdadeira aula de bom senso! Sucesso sempre. Beijos com carinho e uma excelente semana!

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

16/11/2010 16h51min - Celêdian Assis:

Ótima crônica e você está cercado de razão. O Recanto é um espaço literário livre e não se exige que sejamos profissionais das letras. Exige-se implicitamente que sejamos claros nas mensagens que desejamos passar e isto exige-se também dos grandes escritores. O dom para a arte não carece de subterfúgios linguísticos tão arrojados, desde que o artista seja capaz de passar emoção. Por esta razão abro a página de meu perfil deixando claro que, se procurarem em mim uma poetisa com os rigores literários, não a encontrarão, pois não tenho esta pretensão, apenas escrevo a simplicidade e emoção da minha alma. Adorei o texto, meu amigo. Grande abraço.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

16/11/2010 15h32min - Betânia:

As pessoas que criticam não sabem o que estão fazendo, gente que fica daqui e dali procurando erros das pessoas, é porque ainda não aprenderam amar... Conheço uma pessoa daqui do recanto que está reaprendendo a escrever, sofreu um acidente de moto em 1991, estava sem capacete, afundou o crânio do lado direito, ficou por muito tempo sem saber quem era... Perdeu 70% da audição e não tinha dicção... Se esforçou muito para melhora em tudo... Hoje escuta com aparelho, voltou a falar com tanta perfeição que tem assustado os médicos... Entrou no recanto das letras em 2007 para praticar o que está reaprendendo, com ajuda de Deus está se saindo muito bem, claro existe erros ainda, mais logo estará escrevendo com toda perfeição. Mesmo que a pessoa não tenha tido uma chance de fazer uma faculdade, ela não deve ser criticada e sim ajudada. É preciso amar para poder ajudar. Parabéns pelo seu relato Ansilgus!

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

16/11/2010 13h29min - cáritas miguel:

Meu querido é um dos melhores poeta por aqui. moço tem um ditado que diz: Ninguém chuta cachorro morto rsrs.E é verdade este cidadão simplesmente se incômoda por vc ser tão bom na arte de escrever.E eu erro mais que tudo. Sou humana tentado aprender, mas um coisa eu digo escrevo com coração, e sei que você também. Então que morram de inveja da sua inteligência rsrs.E vamos fazer um negocio, as pedras que jogarem vamos juntado e assim faremos um castelos para os recantistas do bem. Amigo beijo, não arrisco dizer que ñ tem erros atire a primeira pedra vai que ele joga rsrs.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)


16/11/2010 18h06min - Alga marinha:

Fabulosa crônica, oportuna, não podia ser melhor!Agora, não esqueçamos os "mais papistas que o papa”. E tomara que nos livremos desse maldito acordo ortográfico por inoperacionalidade. Parabéns, Ansilgus, abraço

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

16/11/2010 19h13min - Bosco Esmeraldo:

Em 1977, descobri um tremendo idiota de carteirinha. Com mania de perfeição, detestava erros de comunicação, fosse da espécie fosse. Se o pregador tinha cacoetes, no final da pregação sabia quantas vezes o tal os havia repetido. Ainda bem, que isso não durou mais que um mês. Certa irmã ao meu lado disse algo que jamais esqueci: "Interessante, irmão! 87 vezes ele repetiu isso? E o que ele disse entre um cacoete e outro?". A partir daquele dia, nunca mais perdi tempo com filigranas, e passei a buscar e absorver a essência de tudo. É triste, Antônio. Infelizmente encontramos pessoas aqui no RL que se prestam a esse tipo baixo de comportamento. São covardes que utilizam o email dos outros para mandar seus desaforos. Já fui vítima disso e já usaram o meu para mandar desaforos,pelo menos para duas pessoas. É o cúmulo! Como podemos nos precaver? Como o Recanto das Letras poderia preservar o nosso email? Não há nada mais constrangedor do que receber emails pedindo explicações daquilo que você não fez. Gosto muito de tua escrita. Sou teu fã. Solidarizo-me contigo, amigo e assino embaixo.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

16/11/2010 19h34min - Raquel Cinderela as Avessas:

Boa noite Ansilgus, sempre quando li suas crônicas eu aprendi expressões regionais ou palavras pra mim até então desconhecidas mas sempre lia seus textos para meu avô que sabia o significado das expressões apesar da idade e do pouco estudo que teve. Eu tbém erro por isso não perco tempo procurando erro nos textos dos outros , aqui se aprende mais que palavras aprendemos a compartilhar sentimentos, dividimos experiências, damos risadas , choramos juntos. Deve ser muito chato a gente saber tudo, o bom da vida esta no aprendizado, no errar , no acertar enfim viver. Um abraço meu amigo e obrigada por tudo sempre...Raquel.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

16/11/2010 19h26min - Ruy Silva Barbosa:

Boa noite não sou professor de português e acho que não gosto muito de português, esta reforma ortográfica já nasceu morta e serve para alguns poucos ganharem muito.Quanto a esta pessoa aqui ta cheio de donos.Uns querem ser dono do português, outros do pensamento político e por ai vai.Parabéns

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)

 

16/11/2010 19h16min - Mada Cosenza:

Ansilgus, perdoa, este é o correto, rss... "As grandes obras são sonhadas por gênios loucos... Realizadas por lutadores natos... Desfrutadas por felizardos de bom senso... E criticadas pelos inúteis de sempre"

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)



17/11/2010 00h55min - Giustina:

Eu sempre procurei primar pela grafia correta em meus textos, o que para mim não é difícil, uma vez que fui professora durante anos. Mesmo assim, cometo erros ortográficos. Afinal somos humanos e a nossa Língua é extremamente detalhista. Acredito que, em respeito ao leitor, temos que nos esforçar ao máximo para apresentar textos bem elaborados. Mas temos que levar em consideração que o Recanto das Letras tem toda uma gama de pessoas, dos mais diversos níveis de escolaridade. E, para ser poeta, ter sentimento e escrever coisas bonitas não é necessário ter curso superior! Porque poeta é alma, é coração, não é um alfabeto! Existem pessoas que tem apenas o curso primário e escrevem maravilhas; enquanto doutores em letras, apesar da grafia correta, não repassam nenhuma emoção. Eu amo o RL exatamente por ser uma comunidade que dá espaço a todos, democraticamente. Aplaudo tua crônica, como sempre, meu amigo. Grande abraço.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

/11/2010 23h37min - Luamor:

Ansil mais um trabalho de mestre você nos traz, eu já começo me desculpando porque digito rápido não releio nada e já dei mtos foras aqui mesmo com você e tu sabes muito bem disso, kkkkkeu faço meus poemas com caneta e só depois passo para o PC, minha forma de ser é essa é o que me dá prazer, Gosto de ficar chocando minhas crias... Se quando publico se dou foras não esquento, aqui por acaso é concurso de quem é mais letrado do q o outro, por favor, tenho nível superior, mas a distancia da escola e ortografia novas nos assolam... E quem quiser me ler fico grata, mas se tiver algo errado, seja **EDUCADO** e finja nada ver... Bravos Ansil por tua cônica, vc sempre arrasando, vc é mto inteligente a sapiência em pessoa. Bravos mil pela crônica, basta ler-te e pronto, verás um homem culto... Amei tudo isso... Aqui nas tuas letras é para mim, um aprendizado, onde me informo de tudo, creia-me Ansil... Bjos da Lua tua fã.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

16/11/2010 21h45min - Lucimar Alves:

Gostei muito da sua crônica, pois todos nós somos passiveis de erros de português, pois a nossa gramática ás é muito complexa e no mais se alguém não quiser cometer erros tem que buscar um revisor de texto como tem nos jornais e nas editoras.

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra...  (T2617394)

 

16/11/2010 21h12min - Jerson Brito:

É, amigo... Como disse nosso colega Bosco, criaturas como a descrita passeiam diariamente no Recanto. O negócio é relevar mesmo. Grande e fraterno abraço, poeta!

Para o texto: CRÔNICA Atire a primeira pedra... (T2617394)




ansilgus
Enviado por ansilgus em 15/11/2010
Reeditado em 17/11/2010
Código do texto: T2617394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.